sábado, 7 de agosto de 2021

Barcelos | IPCA com mais de 2.500 vagas para o ano letivo 2021/22



O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), instituição de ensino superior público, disponibiliza, para o ano letivo de 2021/22, um recorde de mais de 2500 vagas para os seus cursos de Licenciatura, Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), mestrados e pós-graduações.

Os 14 cursos de Licenciatura do IPCA vão dispor de 684 vagas, no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior. Os cursos com maior número de vagas são os de Gestão de Atividades Turísticas e Solicitadoria, num total de 75 cada, a funcionar nos regimes laboral e pós-laboral. Também os cursos de Fiscalidade, Contabilidade, Gestão de Empresas e Engenharia de Sistemas Informáticos têm vagas nos regime laboral e pós-laboral.

Paralelamente ao Concurso Nacional de Acesso promovido pela Direção-Geral do Ensino Superior, o IPCA disponibiliza, também, vagas no âmbito dos concursos especiais, destinados aos titulares de Provas M23, titulares de cursos das vias profissionalizantes (cujas provas já se realizaram), titulares de Cursos Técnicos Superiores Profissionais e titulares de outros cursos superiores. A estas juntam-se, ainda, as vagas destinadas aos regimes de mudança de par instituição/curso.

Esta oferta alargada e diferenciada do IPCA visa “cumprir os objetivos de democratização do acesso ao ensino superior, designadamente através da promoção de concursos diversos para um público heterogéneo, no âmbito da missão de responsabilidade social que define a instituição”, refere a presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

As 684 vagas do CNA distribuem-se por 14 cursos de Licenciatura ministrados em quatro das cinco escolas superiores do IPCA.

A Escola Superior de Design oferece vagas nos cursos de Design Industrial (regime laboral) e Design Gráfico (laboral e pós-laboral).

Na Escola Superior de Gestão são ministrados os cursos de licenciaturas em Contabilidade (laboral e pós-laboral), Finanças (laboral), Fiscalidade (laboral e pós-laboral), Gestão de Empresas (laboral e pós-laboral), Gestão Pública (laboral e ensino a distância) e Solicitadoria (laboral e pós-laboral).

A Escola Superior de Gestão de Atividades Turísticas abre vagas para o curso de Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, nos regimes laboral e pós-laboral.

Na Escola Superior de Tecnologia funcionam os cursos de licenciaturas em Engenharia de Sistemas Informáticos (laboral e pós-laboral), Engenharia e Gestão Industrial (laboral), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (laboral), de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (laboral) e Engenharia Informática Médica (laboral).

Mais de 1400 vagas nos CTeSP
O número de vagas que o IPCA vai oferecer no âmbito dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) será, este ano, o maior de sempre, totalizando as 1462. Para o acesso a estes cursos superiores não é necessária a realização de prova específica, sendo suficiente o diploma do 12.º ano.

Estas vagas são distribuídas por 35 CTeSP nas áreas da Gestão e Marketing, Design, Tecnologia e, ainda, Hotelaria e Turismo, ministrados pela Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) do IPCA. Os CTeSP são cursos com empregabilidade próxima dos 100%, com muita aceitação das entidades empregadoras, e têm a duração de quatro semestres – três semestres de aulas práticas e um semestre de estágio numa empresa - e permitem aos diplomados continuarem os seus estudos em cursos de licenciatura.

Estes cursos vão decorrer no Campus do IPCA, em Barcelos, e maioritariamente nos Polos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Está, também, prevista a abertura de três CTeSP em Esposende, dois dos quais abrem este ano pela primeira vez, já no próximo ano letivo: Inovação Alimentar e Artes Culinárias; Gestão de Restauração e Bebidas e Turismo, Natureza e Aventura.

O aumento exponencial do número de vagas para os CTeSP do IPCA está relacionado com a criação de onze novos cursos, correspondendo a um assinalável crescimento da oferta formativa no ano letivo 2021/22. Da lista de novos cursos constam: Audiovisual Digital; Assessoria de Comunicação Empresarial; Gestão das Instalações Desportivas e Desporto; Marketing Digital e Social Media; Preparação e Gestão de Obra*; Moldação de Plásticos por injeção; Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial; Segurança e Proteção de Dados para Sistemas de Informação; e Tecnologias e Inovação Informática.

Será, também, aumentada a aposta nos CTeSP em horário pós-laboral, fruto da missão estratégico do IPCA no âmbito de proporcionar uma formação contínua ao longo da vida.

A 1ª fase de candidaturas aos CTeSP´s iniciou-se no dia 21 de junho e prolonga-se até ao dia 25 de agosto.

Mais informações e candidaturas em www.ipca.pt

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário