segunda-feira, 22 de março de 2021

Em Tentúgal a procissão não sai à rua mas a fé e a tradição não esmorece

Em tempos de pandemia, a procissão de Tentúgal não sai à rua mas a comunidade mostrou orgulhosamente os seus candeeiros.

No sábado, dia 20 de março, a imagem do Senhor dos Passos não saiu em procissão da Igreja de Nossa Senhora do Mourão em direção à Igreja da Misericórdia de Tentúgal. No entanto, para recordar a importância da tradição na comunidade de Tentúgal, a população levou os seus candeeiros de três bicos à igreja do Mourão e também os colocou a “arder” em azeite nas janelas, portas, varandas marcando presença um pouco por toda a vila.

A Procissão dos Candeeiros de Tentúgal realiza-se anualmente no sábado anterior ao 5.º domingo da Quaresma e, na memória dos mais antigos, remonta a meados do século XIV, quando a peste assolava toda a Península Ibérica, com particular incidência nesta região, e se faziam votos e promessas para o afastamento, o alívio ou a cura da doença.

Conhecida como procissão noturna do Senhor dos Passos, é uma organização da paróquia de Tentúgal com a parceria  da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia. Esta manifestação de fé é considerada o momento alto das festividades quaresmais da vila de Tentúgal.

Este ano e tal como tinha acontecido em 2020, e depois de centenas de edições ininterruptas, o atual contexto de pandemia não permitiu a realização da solenidade dedicada ao Senhor dos Passos em Tentúgal mas a fé e tradição não esmorecem. Por essa razão, os elementos do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição de Tentúgal, a Fábrica da igreja Paroquial de Tentúgal e o Sr. Padre João Evangelista, Pároco da Unidade Pastoral Salvista do Baixo Mondego, cujo apoio permitiu manter a tradição, desafiaram toda a comunidade a honrar a solenidade assistindo à Santa Missa “on line”, com posterior bênção da Luz dos candeeiros para que, tal como outrora, fazendo votos para que a pandemia que assola o nosso mundo tenha um rápido desfecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário