segunda-feira, 22 de março de 2021

Montemor-o-Velho acolhe, em 2024, o Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23

 Associação Europeia de Canoagem também atribuiu o Europeu de Canoagem de Mar, em 2024, à Ilha Terceira, nos Açores, mas a realização ainda está dependente de uma vistoria técnica ao local

A Associação Europeia de Canoagem (ECA) atribuiu a organização, em 2024, do Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23 e do Campeonato da Europa de Canoagem de Mar a Portugal. A prova de velocidade vai decorrer no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, enquanto a de canoagem de mar está programada para a Ilha Terceira, nos Açores, se bem que a decisão da ECA ainda vai ter de ser aprovada por uma vistoria técnica ao local.

Depois de, nos últimos anos, se ter imposto como um dos locais de eleição da canoagem para receber provas de nível internacional, o CAR de Montemor-o-Velho vai ser palco, em 2024, do Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23. De sublinhar que, em 2025, Montemor-o-Velho também recebe o Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, prova que foi atribuída pela Federação Internacional de Canoagem (ICF).

A decisão da ECA entregar à Federação Portuguesa de Canoagem a organização do Europeu de Juniores e Sub-23 reveste-se de especial significado, uma vez que a última competição da ECA realizada em Montemor-o-Velho remonta a 2013, ano em que, em junho, o CAR acolheu o Campeonato da Europa de Velocidade de Seniores. Em 2021, entre 15 e 18 de julho, o CAR é palco do Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23.

Depois da ICF ter atribuído a organização do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar, em 2024, à Ilha da Madeira, agora foi a vez da ECA entregar o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar, também em 2024, à Federação Portuguesa de Canoagem. A Ilha Terceira, nos Açores, entra, desta forma, no mapa europeu da canoagem de mar. No entanto, a decisão ainda está dependente da aprovação do local por uma vistoria técnica.

“É uma enorme responsabilidade, porque, em 2024, vamos organizar três grandes eventos internacionais”, assumiu Vítor Félix, com o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a lembrar que a Federação Portuguesa de Canoagem já tinha visto ser “atribuído o Mundial de Canoagem de Mar, em 2024, na Madeira, a que se juntou, agora, o Europeu da especialidade nos Açores”.

Para Vítor Félix, “é um enorme orgulho organizar o Europeu e o Mundial de Canoagem de Mar no mesmo ano”, assumindo tratar-se de “uma estratégia de desenvolvimento da modalidade nas ilhas e de descentralização da organização dos nossos eventos internacionais”. “Portugal possui hoje uma imagem de marca na organização de eventos desportivos internacionais de canoagem”, realçou o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.

Sobre o Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23, também a realizar em 2024, Vítor Félix lembrou que a competição já foi organizada, em 2012, por Portugal. “Trata-se de um bom ensaio para o ano seguinte, em que temos o Campeonato do Mundo, num claro objetivo de manter a organização regular de eventos no CAR de Montemor-o-Velho, prosseguindo a sua valorização e investimento”, sublinhou.

A Federação Portuguesa de Canoagem também candidatou Crestuma à organização do Campeonato da Europa de Maratona. No entanto, a ECA ainda não tomou uma decisão sobre o local que vai acolher a competição, em 2024, estando a atribuição da organização dependente de uma vistoria técnica aos dois locais. Além de Crestuma, concelho de Vila Nova de Gaia, também Poznan, na Polónia, é candidata a ser anfitriã do Europeu de Maratona.

Caso a Associação Europeia de Canoagem atribua a Portugal a organização do Campeonato da Europa de Maratona tratar-se-á do regresso do excelente plano de água de Crestuma aos maiores palcos internacionais da modalidade, depois de, em 2009, ter recebido o Campeonato do Mundo de Maratona, que correspondeu a uma prova de grande sucesso desportivo e organizativo.

A ECA atribuiu, também para 2024, o Campeonato da Europa de Velocidade e Paracanoagem a Szeged, na Hungria. Quanto ao Campeonato da Europa de Slalom, vai realizar-se em Ljubljana, na Eslovénia, enquanto o Campeonato da Europa de Slalom de Juniores e Sub-23 vai decorrer em Cracóvia, na Polónia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário