segunda-feira, 22 de março de 2021

Eleitas as Escolas e deputados que representam o Distrito de Aveiro na Sessão Nacional

No dia 16 de março realizou-se online, a partir das instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude de Aveiro, a Sessão Distrital do Ensino Secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral e se elegeram os deputados à Sessão Nacional.

Na sessão estiveram presentes 25 escolas (50 deputados efetivos), tendo sido eleitos para representarem o Círculo de Aveiro na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas:

- Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite – São João da Madeira

   Deputados: Sofia Guimarães Paiva – Samuel Rodrigues Silva

- Escola Secundária Soares Basto – Oliveira de Azeméis

   Deputados: Diana Sofia Costa Pereira – Cristiano Dias Alves

- Escola Básica e Secundária Coelho e Castro – Santa Maria da Feira

   Deputados: Inês Oliveira Sousa (Porta-Voz) – Érica Filipa Pinto

- Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior – São João da Madeira

   Deputados: Gonçalo Filipe Trindade Pinho – Mariana Ferreira Vaz da Silva Coelho


Escolas Suplentes:

1.º Agrupamento de Escolas de Ílhavo (EBS Dr. João Carlos Celestino Gomes)

     Deputados: Ana Pedro Figueiredo Rodrigues e Íris Perez

2.º Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento

     Deputados: Ana Jorge Santos e Beatriz Vieira

O tema proposto em nome do Círculo de Aveiro à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi: “A MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO PORTUGUÊS”

No Distrito de Aveiro o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 33 escolas, 865 alunos, 14.942 eleitores inscritos, 6.148 votantes, 87 listas e 177 turmas.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pela Presidente, Diana Lopes Cardoso, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, São João da Madeira, pela Vice-Presidente, Ana Camila Sobral, Escola Básica e Secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro e pela Secretária, Beatriz Rocha Freitas Brandão, Escola Básica e Secundária João da Silva Correia, São João da Madeira.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Parlamento do Jovens tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário