sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Exposição de Serralves regressa a Aveiro na próxima semana. Abertura oficial da exposição com o artista Pedro Calapez a 21 de setembro

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Fundação de Serralves apresentam a grande exposição anual, na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro / Santa Joana, de 17 de setembro a 15 de janeiro de 2023, este ano com o título “Pedro Calapez. Deste espaço iluminado e obscuro” e com curadoria de Joana Valsassina.
A abertura oficial da exposição acontecerá no dia 21 de setembro, pelas 18h00, com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves, a Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho e do Artista Pedro Calapez.
A exposição “Pedro Calapez. Deste espaço iluminado e obscuro”, com abertura marcada para o dia 17 de setembro poderá ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, tem entrada gratuita, e resulta do protocolo de colaboração entre a Fundação de Serralves e a CMA.
Pedro Calapez (Lisboa, 1953) apresenta um conjunto de obras de que sublinham a relação complementar entre pintura e desenho que substancia a sua prática desde o final da década de 1970 até à atualidade.
Concebida especificamente para o Museu de Aveiro / Santa Joana, a exposição reúne uma seleção de obras da Coleção de Serralves, da Coleção do Município de Aveiro e da Coleção do artista, colocando em diálogo trabalhos históricos representativos de diferentes momentos do seu percurso com obras recentes que evidenciam linhas de continuidade na sua prática artística ao longo de mais de 40 anos.
A exposição será acompanhada de um programa de Serviços Educativos / Mediação:

-Visitas orientadas à exposição;
-Oficina para famílias;
-Ação de formação para técnicos e professores.

Iniciando o seu percurso pelo desenho, Pedro Calapez afirma-se no campo da pintura a partir do início dos anos 1980, construindo uma obra que cruza ambas as práticas no espaço e no tempo. Célebre pela exímia exploração da cor e da escala, o trabalho do artista estabelece-se entre a abstração e a representação de lugares e arquiteturas suspensos algures entre o esboço, o cenário e a ruína. A figura humana, invariavelmente ausente da representação, cede lugar à presença do espectador que transita livremente entre o espaço expositivo e o espaço da obra.

I – EXPOSIÇÃO DE BIODIVERSIDADE NO
NOVO ECOCENTRO MUNICIPAL DE AVEIRO
Está patente ao público no Ecocentro Municipal de Aveiro, desde dia 03 e até ao dia 24 de setembro, a exposição “Olhares sobre a Biodiversidade” com possibilidade de visitação de terça a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30.
Trata-se de uma exposição de fotografia do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar - CESAM, da Universidade de Aveiro, que vai terminar com uma “Conversa no Ecocentro”, moderada pelo investigador do CESAM, Eduardo Ferreira.
As fotografias expostas no Ecocentro Municipal foram submetidas a um concurso, organizado pelo CESAM, para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica. As fotos abordam a temática da biodiversidade, retratando o património natural, designadamente ecossistemas terrestres e marinhos, habitats, espécies de fauna e flora selvagem, sensibilizando a comunidade para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como para o respeito para com todas as espécies.
À conversa sobre "Biodiversidade ao pé da porta: os vizinhos que (não) conhecemos?” terá lugar no dia 24 de setembro, pelas 16h30. Trata-se de uma atividade para famílias, que se irá falar e explorar a biodiversidade presente nas nossas comunidades e sobre, como às vezes, nas nossas vidas apressadas, nem reparamos ou valorizamos a sua presença e impacto. Esta atividade contempla uma dinâmica que pretende envolver de forma mais participativa o público mais infantil.
Evento gratuito mas com inscrições obrigatórias através do e-mail comunicacao.portugal@veolia.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário