segunda-feira, 5 de setembro de 2022

NÃO PEÇAM COMPREENSÃO

 

Morrer por falta de assistência hospitalar. É muito grave. Aconteceu. E não foi a primeira vez. Infelizmente, nada nos garante que as tragédias não continuem. Os nossos políticos garantem repetidamente que temos dos melhores sistemas de Saúde do mundo. Uma notícia dessas vinda de um país pobre, infelizmente não nos surpreenderia. Acharíamos “normal”. Tratando-se de um país que se diz moderno, europeu, que quer estar no pelotão da frente, a propaganda não colhe. Deixam-nos confusos os muitos casos de tragédias e de sofrimento às portas dos hospitais, por incapacidade destes de garantir assistência. Com serviços encerramos ou lotados.

A mulher morreu no transporte de um hospital para outro. Por o hospital para onde foi não ter capacidade para a atender. Olhamos para o lado e percebemos que isso pode acontecer a quaisquer um de nós.

Mas, outra questão faz prova da incompetência de quem nos governa. A ambulância levou a pobre senhora para esse hospital. Ora, não podia (… devia) antecipadamente saber que este não tinha capacidade?! Não nos peçam compreensão!

Morrer por incompetência de quem tem o dever de assegurar a nossa Saúde, às portas de um hospital, é muito preocupante. É frustrante! Deixa-nos sem confiança nos sistemas de serviços públicos.

A senhora ministra demitiu-se. Raras vezes vemos os governantes assumirem as consequências de coisas graves que se passam sob a sua gestão. Decisão decente. Oxalá valha para alertar para a gravidade destes preocupantes acontecimentos.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destacar:

Oxalá [a demissão da ministra] valha para alertar para a gravidade destes preocupantes acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário