quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Reguengos de Monsaraz assinala centenário do nascimento do poeta Gabriel Raminhos

O Município de Reguengos de Monsaraz vai assinalar durante o próximo fim-de-semana o centenário do nascimento do poeta reguenguense Gabriel Raminhos (1924-2020). O autor nasceu no dia 8 de dezembro de 1924 em Reguengos de Monsaraz e destacou-se na cultura do concelho, tendo publicado vários livros, nomeadamente “Do Sonho à Realidade”, “Lembranças do Alentejo”, “Quadras que ficam”, “As palavras depois dos oitenta”, “No Ensaio dos Sentimentos” e quatro volumes intitulados “Reflexos da Vida”. Gabriel Raminhos recebeu mais de duas centenas de prémios e menções honrosas em concursos e jogos florais e os seus poemas foram publicados em jornais de Reguengos de Monsaraz e de Carcavelos, onde estabeleceu residência.
O programa comemorativo abre no dia 7 de dezembro, a partir das 16h, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a inauguração da exposição biobibliográfica sobre a vida e as obras do autor e um recital de poesia com Manuel Sérgio, acompanhado à viola por José Farinha. Nesta cerimónia, a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz vai apresentar o Prémio de Poesia Gabriel Raminhos.

No domingo, dia 8 de dezembro, pelas 16h, vai ser descerrada a placa da Rua Gabriel Raminhos, localizada no Loteamento da Junqueira.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário