I – Parque Infante D. Pedro com nova ponte e espaço lúdico para os mais novos
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que está concluída a obra de instalação de uma ponte nova junto à Casa de Chá e de requalificação do espaço lúdico a nascente do Parque da Cidade de Aveiro / Parque Infante D. Pedro, a que correspondeu um investimento no valor de 246 mil euros, executado pelo empresa Empribuild, Lda..
Tal como definido no projeto, a empreitada permitiu reabilitar e adicionar novos equipamentos infantis, melhorando o conforto, a acessibilidade e a qualidade da oferta neste Parque. No âmbito da requalificação, foram consolidados os caminhos, com a reorganização das circulações e dos espaços lúdicos, reforçada a iluminação pública e valorizados os locais de acesso às crianças.
Outra das ações relevantes tratou-se da substituição de uma antiga ponte em madeira ( que tinha sido encerrada ao público por falta de condições de segurança), por uma nova ponte em madeira, semelhante à anterior.
Em todo o espaço foi feita a plantação de novas árvores, dando continuidade às existentes no Parque Infante Dom Pedro e no Parque dos Amores, diminuindo com isso a clareira existente na zona e prosseguindo com a opção e estratégia política da CMA de reflorestação e cuidado permanente das áreas verdes por todo o Município.
II – Início das obras de reabilitação da Rua Direita de Vilar, Rua de Santa Rita e Rua de Santa Eufémia
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que teve início a obra de reabilitação da Rua Direita de Vilar, Rua de Santa Rita e Rua de Santa Eufémia, União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, a que corresponde um novo investimento no valor de 784.400€ à Urbiplantec - Urbanizações e Terraplanagens, Lda..
No quadro da estratégia e opção política de prioridade à qualificação urbana por todo o Município, a Câmara de Aveiro considera premente renovação deste conjunto de arruamentos que totalizam uma extensão de 1,45 km.
De acordo com o projeto, a obra vai melhorar a qualidade visual e de arranjo urbanístico do circuito, aumentar a segurança e o conforto na utilização da infraestrutura viária e pedonal, qualificar as redes de águas pluviais, incentivar o comportamento adequado dos utilizadores e aumentar a qualidade de vida das populações que serve.
Tratam-se de arruamentos bastante desgastados pela intensidade de tráfego muito significativa que suportam, nomeadamente a circulação entre a Estrada de São Bernardo e a rotunda junto ao Parque de Exposições de Aveiro.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação e qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.
III – Câmara de Aveiro investe 150 mil euros em obra de qualificação da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
No quadro do processo da cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) lidera, o seu Presidente, Ribau Esteves, decidiu adjudicar a obra de reabilitação de equipamentos e condições de visitação da Reserva, à empresa Pinusvalue – Valorização recursos Florestais, Lda., pelo valor de 149.998,78€.
De forma global a empreitada irá focar-se na reabilitação dos percursos pedonais de acesso ao cordão dunar, com a reparação das estruturas de madeira, qualificação de caminhos e aplicação de medidas mitigadoras do desgaste, provocado pelas condições climatéricas a que os materiais se encontram sujeitos e melhoria da sinalização de acesso, de serviços e de circulação no interior do Reserva.
Outro dos destaques da obra vai para a construção de um novo observatório de fauna, uma estrutura a ser instalada a dois metros de altura e que vai substituir uma antiga estrutura que devido ao estado avança de degradação não permite restaurar.
Para a CMA esta obra é muito importante para o objetivo assumido de continuar o processo de qualificação e aumento da qualidade da oferta da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, possibilitando o bem-estar e uma experiência diferente no contacto com a natureza aos seus visitantes.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário