sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

360º - Dia de eleições a triplicar: na Irlanda, no Irão e para a FIFA

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Nas primárias americanas, os Republicanos estão em pânico, diz o The Telegraph, com as sondagens que até na Florida dão Donald Trump à frente de Marco Rubio. Esta madrugada houve debate, quente, muito quente, com Trump a ser atacado, forte e feio adjetivam a CNN e oNYT, por Ted Cruz e Marco Rubio. A The Economist dedicou-lhe esta capa.

Por cá, Orlando Figueira, o ex-procurador suspeito de arquivar processos favorecendo figuras angolanas, ficou detido em prisão preventiva. A juíza considerou existir perigo de fuga, além de perturbação da tranquilidade da ordem pública. O caso, por envolver um procurador, foi antecipadamente comunicado à PGR. Mas não à ministra.

É mais uma voz a juntar-se aos que defendem anacionalização do Novo Banco já admitida pelo PS. Depois de Vítor Bento foi a vez de Manuela Ferreira Leite: "Deve ser ponderada", afirmou a ex-líder do PSD no seu comentário na TVI. Passos diz que a ideia não ajuda à venda.

Ora foi por causa de Passos que, confessa Alberto João Jardim, numa entrevista ao i (link não disponível), não votou PSD nas últimas eleições.  Por isso acha-se culpado por Costa estar no Governo.

Bruxelas pressiona, conta o Diário Económico para que David Neeleman não controle, seja de que maneira for, a TAP. Por ser cidadão não-europeu.
Já o Público dá destaque a uma dívida de 39 mil euros que o IEFP tenta cobrar há cinco anos a um adjunto do Governo, antes assessor da Câmara de Lisboa. O caso segue em tribunal.

A CGTP realiza hoje e amanhã o seu XIII Congresso. Depois de três greves gerais no Governo de Passos e Portas,Arménio Carlos diz que a intersindical vai intensificar a luta. Mesmo com Costa.

Informação relevanteHoje há três eleições importantes:
  • Na Irlanda, será Enda Kenny o primeiro chefe de governo a aplicar um programa da troika e a conseguir voltar a formar governo? O mais provável é que vença mas que tenha de fazer novas contas aos apoios políticos. Nem a economia a crescer a um ritmo de 7% o devem ajudar, como explicam o Edgar Caetano e a Catarina Falcão.
     
  • No Irão escolhe-se um novo Parlamento e também a Assembleia de Peritos. É a este último órgão que caberá escolher o próximo Líder Supremo - correm rumores de que Ali Khamenei, com 76 anos e no cargo desde 1989, pode estar perto de abandonar o cargo por razões de saúde. Para perceber o que pode (ou não) mudaro João de Almeida Dias preparou um Explicador.
     
  • Na FIFA, que desde 1961 só teve três presidentes, elege-se o sucessor de Joseph Blatterapós um escândalo de corrupção como não há memória. Para saber o que está em causa, como Platini e Blatter ficaram pelo caminho enredados no lodo das suspeitas e quem vai a jogo, o melhor é ler o texto em que o Diogo Pombo pergunta quem passará a chamar “my precious” ao organismo que manda no futebol mundial. 
Em Espanha, ainda não há eleições, mas não deve faltar muito. Além do Podemos, também o PP anunciou que não está disposto a viabilizar o governo liderado pelos socialistas que Sánchez defenderá nas cortes dia 1. Rajoy voltará depois, de novo, a tentar a sua sorte e até apelou ao Ciudadanos. Mas já ninguém acredita em qualquer tipo de acordo.

Volto a Portugal, e ao Novo Banco, onde os números não perdoam. É preciso baixar custos e isso vai fazer-se à custa dodespedimento de trabalhadores: 500, mais concretamente. Uma inevitabilidade, disse o banco, apoiado pelo Banco de Portugal. Que é o culpado disto tudo, acusou Ricardo Salgado.

Moody's elogiou a versão revista do Orçamento português entregue a Bruxelas por conter uma "inversão" do rumoe contribuir para melhorar a credibilidade do governo. E deu-lhe nota positiva.

Guterres continua a reunir apoios para a sua candidatura a secretário-geral da ONU. Ontem conseguiu o do Bloco, mas não o do PCP.

Volto a eleições, desta vez para saber quem mandará nos árbitros. Depois das últimas grandes pelémicas, Vítor Pereira anunciou que sairá no fim do mandato do Conselho de Arbitragem da FPF. Da Liga tinha vindo um aviso presidencial: "Há limites para tudo e isto já não é futebol", disse Pedro Proença.

Ainda futebol, só para uma última nota. FC Porto eSporting ficaram pelo caminho na Liga Europa, como era esperado. Voltaram ambos a perder: os portistas com um novo erro de Casillasos sportinguistas porque a prova nunca foi prioridade para Jesus.

Os nossos Especiais
Nasceu pobre, agora é o segundo homem mais poderoso de Angola. Liderou a Sonangol, agora é vice-presidente de José Eduardo dos Santos e apontado como seu sucessor. Nenhum negócio no país se faz sem a sua aprovação.Retrato de Manuel Vicente, indiciado por corrupção no caso da detenção do ex-procurador Orlando Figueira. E o que lhe pode acontecer. Do Luís Rosa.

Foi histórico. PCP e Bloco juntaram-se para aprovar o Orçamento numa convergência inédita. Mas há outra coisa histórica: a tensão entre os dois partidos da esquerda. O Miguel Santos foi atrás de uma história nem sempre "engraçadinha", que mete críticas, acusações, desconforto e -- pronto, vá lá -- algumas piadas.

É já no dia 9 que Cavaco Silva diz adeus a Belém e a três décadas na política ativa. O fim do cavaquismo vai estar, por isso, em destaque no Observador nos próximos dias. Uma série de artigos, vídeos, fotos e sons para memória futura. Fique atento.
 
Notícias surpreendentes
Olhe para a foto abaixo, mas não desvalorize já. Trata-se de muito mais que um simples conjunto de pontinhos abstratos.Esta é a maior e mais detalhada imagem de sempre do nosso mundo, a Via Láctea187 milhões de pixéis, para os cientistas explorarem ao pormenor e nos ajudarem a conhecer a nossa galáxia.



Por falar em fotos, saiba quais são as 21 finalistas do maior concurso de fotografia do mundo, o Sony World Photography Awards. Uma seleção de entre 230 mil imagens, oriundas de 186 países, o que pode dar uma ideia da qualidade do que pode ver na fotogaleria.

Vem aí um fim de semana invernoso, de muita chuva e neve até a sul. Mas há sempre uma boa sugestão para poder sair de casa, basta seguir o guia da Rita Cipriano. Que tal, por exemplo, brindar com um bom vinho? Se estiver pelos lados do Porto basta dar um salto ao Palácio da Bolsa onde decorre a 13ª edição da Essência do Vinho, recomendada pela Ana Marques.

Um conselho, desde já, para elas: talvez seja melhor não levarem skinny jeans, porque as calças de ganga agora querem-se largasA Ana Dias Ferreira explica porquê.

Seja com que roupa for e onde quer que esteja, não se esqueça de incluir o Observador no seu programa. Vamos estar aquipara lhe dar toda a informação, incluindo a longa e glamorosa entrega dos Óscares na madrugada de domingo, que seguiremos em direto. Na segunda-feira, o Miguel Pinheiro estará de regresso para lhe dar conta de quem levou para casa as estatuetas douradas e de tudo o precisa saber no arranque de uma nova semana. Até lá, aproveite e descanse 

Tenha um grande fim de semana!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário