sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

DGS apoia desenvolvimento de ferramenta inovadora na medição do sal

Aprovadas 14 propostas para a redução do consumo de sal em Portugal
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, apoiou o desenvolvimento pela Universidade do Porto de um medidor portátil que facilitará a avaliação das quantidades de sal nos alimentos.

Segundo um comunicado do organismo, trata-se de «um mecanismo inovador a nível mundial, adaptado à realidade portuguesa, com apenas 250 gramas, que pode ser levado para qualquer cozinha permitindo medir em poucos minutos a quantidade de sal das refeições em cantinas de escolas, infantários, hospitais, lares de idosos ou restaurantes».

De acordo com a DGS, este instrumento «poderá mudar a nossa perceção face ao sal nas refeições e mudar o grau de indiferença de muitos portugueses, relativamente àquele que é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo».

Entretanto, esta entidade publicou igualmente um documento com 14 propostas para a redução do consumo de sal em Portugal, uma iniciativa do grupo interministerial dinamizado pela DGS, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

De acordo com o documento , «considera-se como meta atingir a redução do consumo de sal entre 3% a 4% ao ano na população portuguesa, durante os próximos 4 anos, procurando alcançar a recomendação preconizada pela OMS para o consumo de sal de 5g per capita/dia a atingir até 2025».

A DGS, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, apoiou o desenvolvimento pela Universidade do Porto de um medidor portátil que facilitará a avaliação das quantidades de sal nos alimentos

Por outro lado, e até final de 2016, «o setor da restauração compromete-se a iniciar esta redução, gradual e faseada, ao nível do sal adicionado ao produto final através dos seus métodos de preparação e confeção».

16tm08h 
23 de Fevereiro de 2016
1608Pub3f16tm08h

Publicada originalmente em www.univadis.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário