segunda-feira, 20 de junho de 2016

360º - O seu dinheiro está seguro se o Brexit vencer na quinta? E ainda o regresso de Sócrates

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaJosé Sócrates está de volta (e outra vez com um artigo de opinião). Num texto publicado em simultâneo na TSF e noJN, defende-se por antecipação de eventuais futuras acusações relativas à Caixa Geral de Depósitos. Escreve: "Desejo afirmar perentoriamente que nunca – repito nunca – intervim junto da administração da Caixa Geral de Depósitos para que fosse concedido qualquer crédito". O ex-primeiro-ministro argumenta que “no centro deste ataque político está a imputação do Ministério Público relativa a Vale do Lobo".

Roma vai ter pela primeira vez na História uma mulher como presidente de Câmara. Os resultados definitivos só são conhecidos hoje, mas as sondagens à boca das urnas não deixam grandes dúvidas: Virginia Raggi, a candidata do Movimento 5 Estrelas, fundado por Beppe Grillo, terá entre 65% e 69% dos votos.

Um acidente com uma aeronave em Ferreira do Alentejo provocou um morto (o piloto) e sete feridos, todos paraquedistas civis. O avião terá começado a desfragmentar-se no ar, mas as causas do acidente ainda não são conhecidas. Segundo a Rádio Renascença, o aparelho tinha feito a manutenção recentemente.

Os Cleveland Cavaliers tornaram-se pela primeira vez campeões da NBA. A equipa de LeBron James venceu os Golden State Warriors no sétimo jogo da final.

Informação relevanteJá faltam poucos dias para o referendo britânico. Há tempo para falar sobre alta política e sobre geoestratégia, mas hoje o Edgar Caetano e o David Almas concentram-se em algo mais terreno: no seu dinheiro. Se o Brexit vencer, o que pode acontecer aos seus depósitos a prazo, certificados, fundos e PPR? A resposta está aqui.

Com as sondagens sobre o Brexit cada vez mais indefinidas, a campanha já foi retomada depois do homicídio de Jo Cox, com Nigel Farage, um dos líderes do "Sair", a dizer que a campanha em defesa da saída da União Europeia tinha mais ímpeto positivo até à morte da deputada trabalhista. Outro dos defensores do Brexit, o conservador Boris Johnson, disse que a imigração para o país está "fora de controlo", mas defendeu uma amnistia para os imigrantes ilegais que estão há mais de 12 anos no Reino Unido.

Na banca, continua o debate sobre a comissão parlamentar de inquérito à Caixa. Ontem à noite, na SIC,Luís Marques Mendes defendeu que a iniciativa “é uma questão de combater a impunidade e ter alguma moralidade”.

Aqui no Observador, José Manuel Fernandes escreve um artigo de opinião sobre o tema, lembrando o "dever de memória" neste caso: "O que mostram as várias facturas que vamos ter de pagar para limpar a Caixa é que os bancos são muito importantes para ficarem nas mãos dos políticos. Sobretudo quando os políticos não têm escrúpulos."

Voltando a Marques Mendes. O comentador deu uma notícia no seu programa de televisão: na sexta-feira, António Costa chamou a São Bento algumas das maiores empresas exportadoras.O encontro, que não foi revelado aos jornalistas, é o resultado da preocupação do primeiro-ministro com a queda nos números.

Mais uma nota sobre o tema banca: são hoje apresentados os novos administradores do Banco de PortugalElisa Ferreira e Máximo dos Santos. A cerimónia acontece no Ministério das Finanças.

Na manifestação deste sábado da Fenprof "pela escola pública" aconteceu o mesmo de sempre nestes casos: os organizadores reclamaram a presença de 80 mil pessoas, enquanto a polícia apontou para cerca de 20 mil (ou 15 mil, noutra versão). Tudo normal. Mas esta diferença nos números provocou indignação a Gabriela Canavilhas. A atual deputada do PS e ex-ministra da Cultura decidiu criticar a cobertura feita pelo Público e sugeriu no Twitter que a jornalista que seguiu o tema devia ser despedida por "escrever factos falsos".

Já hoje de manhã, Alexandre Homem Cristo escreve no Observador um artigo de opinião sobre esta polémica (e outras), com o título "Asfixia democrática": "Costa pode afirmar o mesmo que Passos. E Gabriela Canavilhas pode sugerir o despedimento de uma jornalista. Sem gerar alarido. A geringonça diz o que quer porque é ela quem define o que se pode dizer."

As eleições em Espanha são já no próximo domingo e os resultados continuam incertos. Numa intervenção de campanha, Mariano Rajoy avisou que, se nada se decidisse neste segundo atio eleitoral, a realização de uma terceira eleição seguida seria um "ridículo mundial". De facto.

Euro 2016

No Grupo A, as contas estão fechadas: a França fica em primeiro, a Suíça em segundo e a Albânia (que ainda pode passar...) em terceiro. A crónica do Suíça-França de ontem estáaqui e fala sobre um molusco: o Tiago Palma garante que Paul Pogba é um polvo.

Fernando Santos prefere outros animais aos polvos. Na conferência de imprensa depois do segundo empate da seleção, desculpou a falta de golos da seguinte forma: "Às vezes há galo". De qualquer forma, garante que só volta a Portugal no dia 11 (o Euro termina a 10). Na quarta-feira, a partir das 17h, quando Portugal tem o jogo decisivo com a Hungria, começaremos a ver se é mesmo assim. Prepare-se para esse encontro com esta análiseaos homens que temos que vencer.

Para perceber um pouco melhor como funciona a cabeça do nosso selecionador, o Diogo Pombo falou em Paris com um  ex-adjunto e um antigo jogador de Fernando Santos, um "excelente homem".

Os nossos Especiais

Brian Deer, o jornalista que desmascarou o estudo que, em 1998, relacionou a vacina tríplice com o autismo vai estar em Portugal no dia 23. Mas já falou com a Ana Cristina Marques. Na entrevista ao Observador, fala das dificuldades em controlar o rigor das várias investigações na área da medicina e avisa: "As pessoas acreditam naquilo que leem em publicações médicas, mas não deviam".

"Já ouviu falar da Sabáudia? Julga que Borussia é apenas o nome de dois clubes de futebol sediados em Mönchengladbach e Dortmund? Imaginava que Litva chegou a ser o mais vasto Estado da Europa? Nunca considerou a Ruténia como um possível destino de férias?" É assim que começa o artigo de José Carlos Fernandes sobre o livro Reinos Desaparecidos: História de uma Europa quase esquecida, do historiador britânico Norman Davies. Vale a pena ler.

Notícias surpreendentes

Foi uma morte insólita. O ator Anton Yelchin, de 27 anos, que interpretava a personagem Pavel Chekov nos novos filmes da saga Star Trek, ficou esmagado entre o seu carro e um portão depois de o veículo ter deslizado por uma rampa. O ator tinha rodado no ano passado um filme no Porto.

Afinal, o asteróide que extinguiu os dinossauros também acabou com 93% dos mamíferos da Terra. Novos estudos, de cientistas da Universidade de Bath, mostram que o impacto foi muito maior do que se pensava até agora.

Aqui ninguém fala em Brexit. Em Ascot, só há cavalos - e chapéus. A Sílvia Silva juntou os chapéus mais extravagantesdeste ano numa fotogaleria onde também entra a Rainha Isabel II e Kate Middleton.

O Dia Internacional do Sushi já passou (foi no sábado), mas há coisas que é sempre bom saber. Por isso, o Tiago Pais fez a lista dos 10 mandamentos para comer sushi sem quebrar regras de etiqueta. Por favor, não ignore o "oshibori".

Hoje à noite chega finalmente o verão, depois de uma primavera com frio e chuva. Por isso, prepare-se: o sol só se põe às 21h05 e as temperaturas vão andar pelos 30 graus.

Com tanto calor, pode sempre contar com uma coisa: esteja a apanhar sol ao ar livre ou a refugiar-se no ar condicionado, só precisa de vir aqui para ter as últimas notícias. Hoje vai haver muitas, com a aproximação do referendo no Reino Unido e das eleições em Espanha, com as polémicas da Caixa Geral de Depósitos e os jogos do Euro.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário