quinta-feira, 14 de julho de 2016

360º - O que nos exigiu Bruxelas nos bastidores do Eurogrupo e do Ecofin e um novo braço de ferro (agora é o draft)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Prepara-se, vêm aí temperaturas de 40 graus. A Direção Geral de Saúde já emitiu um alerta para os perigos desta vaga de calor que se vai manter até dia 20.

Más notícias para a UberA nova legislação força a empresa a sair da Hungria. 24 de julho vai ser o último dia de actividade naquele país.

E vão três! Três jogos, três vitórias no Europeu de hóquei em patinsPortugal goleou a Áustria por 14-1 (antes tinha batido a Suíca por 8-0 e a Espanha por 6-1). A seleção portuguesa vai agora enfrentar a Inglaterra na quinta-feira em jogo para os quartos-de-final


Informação relevante

Surprise! Theresa May escolheu para seu ministro dos Negócios Estrangeiros o sr. Brexit, Boris Johnson. O ex-mayor de Londres, defensor acérrimo da saída do Reino Unido da UE, que muitos esperavam ver como candidato a sucessor de David Cameron mas que nem entrou na corrida, foi a surpresa da nova primeira-ministra britânica. Com a pasta do Brexit vai ficar Dave Davis, o homem que disputou (e perdeu) com Cameron a liderança dos conservadores em 2005. Hoje serão conhecidos todos os nomes do novo executivo. Um dia da mudanças em Downing Street, que pode ver em fotos com  destaque para um pormenor: a estranha obsessão dos ingleses com os sapatos da nova Dama de Ferro. E, claro, as brincadeiras na net à escolha de Johnson.
O que nos exige Bruxelas e o que foi dito nos bastidores das reuniões das sanções? Para que as sanções sejam apenas simbólicas, a Comissão quer mecanismos do Governo que garantam meta do défice deste ano mesmo com derrapagem. No Eurogrupo só a Grécia defendeu Portugal. A notícia e os detalhes do que se passou em Bruxelas pelo Nuno Martins.

E para Costa ouvir, Juncker já garantiu que nunca foram abertas exceções a países com défice excessivos e justificou o caso francês, dizendo que se aplicou o Pacto de Estabilidade "com sabedoria e racionalidade". Costa respondeu afirmando que essepacto limita o crescimento europeu.

Esticar de corda II? Depois do braço de ferro com Bruxelas por causa do último Orçamento, que quase nos valeu um inédito 'chumbo', e no meio do não-há-de-ser-nada-siga-em-frente, de resposta ao inédito processo de sanções, o Governo admite agora não enviar o draft do OE-2017 à Comissão Europeia. A estratégia, mais que de confronto  (as negociações informais, aliás, já decorrem), é para geringonça ver. Assim, António Costa evita uma negociação pública que evidencie as cedências face às exigências da UE. Notícia da Rita Tavares.

Três câmaras vão ser investigadas por apoiarem manif.Outra notícia Observador, pelo Miguel Santos. O Ministério Público abriu um inquérito às câmaras de Évora, Montemor-o-Novo e Vila Viçosa que em novembro dispensaram funcionários -- e até cederam autocarros --, para uma manifestação da CGTP. As denúncias foram feitas por um grupo de cidadãos.

O PSD Porto está em guerra. Rui Moreira convidou Ricardo Valente para vereador da economia e ele aceitou, sendo agora acusado de "deslealdade" pelo partido. Ao Observador, via Sara Otto Coelho, Valente defende-se.

O mistério dos 50 milhões na conta da luz. Uma transferência que ficou por fazer pelo anterior governo, e que o atual ainda não fez, pode custar caro aos clientes de eletricidade em 2017. Como se explica este esquecimento que acabou num enorme buraco? Bem, o facto de ajudar o défice pode ter algo a ver com tão conveniente atraso. A leitura é minha, a notícia é da Ana Suspiro.

Parecia ser uma história heróica, mas a Força Aérea diz que não foiNo acidente com o C-130 na base aérea do Montijo, nada suporta a tese de que dois militares morreram a tentar salvar um camarada. Nem sequer houve um “reporte de emergência” a partir do cockpit. 

As notas dos exames do 12.º ano seguiram a trajetória das do 9º. Médias baixaram ligeiramente a Português e a Matemática a quebra foi mais acentuada. Já nos exames de Física e de Biologia resultados melhoraram.

As críticas ao novo cargo de Durão Barroso, como diretor não executivo da Goldman Sachs, subiram de tom. Depois de Pierre Moscovici ter, por duas vezes, falado emquestões éticas e numa decisão chocante, o ministro dos Assuntos Europeus francês considerou o novo emprego de Durão "escandaloso".

No Brasil, Eduardo Cunha deixa hoje oficialmente a presidência da Câmara dos Deputados (já tinha o mandato suspenso por causa do processo Lava Jato). Dilma considerou-o o vice-chefe do golpe pelo seu protagonismo no processo deimpeachmentA marca de Cunha em sete 'cunhices' devidamente enquadradas pelo Milton Calppelletti. O seu sucessor é Rodrigo Maia.

Os nossos Especiais
O que têm os contos do escritor e compositor americano Paul Bowles? A Helena Carneiro leu a colecção de textos escritos ao longo de 18 anos. Não têm a progressão esperada mas revelam uma certeza: viver é perigoso, segundos os hábitos de Bowles.


Notícias surpreendentes
Éder foi motivado pela música de Justin Bieber, que lhe deu um "purpose".  Esta e outras revelações foram feitas pelo jogador que marcou o golo que nos deu o título europeu num evento para a marca que representa. Mas o melhor é ler as respostas do novo herói nacional devidamente anotadas pela Rita Dinis.

Ainda o balanço do Euro, por quem sabe da coisa, Éric Cantona. Mas no registo que agora nos habituou: humorístico. O francês falou numa final com contornos de praga bíblica, em que Ronaldo, ganhou o prémio de “Mr. Butterfly”. Ah, e há mais um vídeo emocionante sobre a vitória portuguesa.
E com as temperaturas a chegaram aos 40º nos próximos dias, uma sugestão para uma boa escapadinha de fim de semana. A Sara Otto Coelho recomenda uma Ponte da Barca desconhecida.

Volto ao regresso da febre amarela, ou como o Pokémon GO se tornou uma verdadeira loucura. Estes são 11 dos factos que explicam o fenómeno em que se tornou o novo jogo da Nintendo. Para não ser surpreendido se vir gente a andar no meio da rua a olhar para um telefone e atirar pokebólas.

E quem disse que a arte tem de ser chata? Uma conta do Snapchat põe legendas com muita, mas muita, graça nas grandes obras de arte mundiais. Veja e divirta-se.

Hoje começa mais um grande festival de Verão. O Pedro Esteves conta-lhe tudo sobre o que não deve perder no Super Bock/Super Rock. Em alternativa, tem o Marés Vivas.

Para ler todas as notícias do Observador, os nossos trabalhos Especiais ou as simples sugestões e guias, já sabe, basta clicaraqui.

Um dia feliz e produtivo

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário