domingo, 19 de junho de 2016

Polícia belga detém pelo menos 10 suspeitos de terrorismo

A polícia belga deteve hoje de madrugada, no quadro de uma operação antiterrorista, pelo menos 10 suspeitos de quererem cometer um ou vários atentados na Bélgica, indicou a cadeia de televisão Rtbf.

As operações decorreram maioritariamente na região de Bruxelas, mas também nas regiões da Valónia e da Flandres, indicam as agências internacionais, com a espanhola EFE a falar de 10 detidos e a francesa AFP a indicar 12 na sequência de 40 ações da polícia.

A procuradoria belga já confirmou as operações que, ao que tudo indica, não estão relacionadas com o facto de quatro ministros do executivo de Bruxelas terem sido postos sob vigilância reforçada, após terem surgido ameaças de morte.

"Várias dezenas de operações foram realizadas na noite de sexta-feira para sábado em 16 comunas de Bélgica, no quadro de um dossiê de terrorismo que necessitava de uma intervenção imediata, e 12 pessoas foram privadas da liberdade", indicou a procuradoria belga, salientando que as ações decorreram "sem incidentes e que não foram encontradas armas nem explosivos".

Paralelamente, a procuradoria federal indicou a detenção de um novo suspeito relacionado com os atentados de Bruxelas que, em princípio, também nada tem a ver com as operações da madrugada de hoje.

As detenções ocorrem depois de, nos últimos dias, a imprensa belga ter divulgado uma nota interna da polícia, que alertava os agentes para o "risco iminente" de um atentado no país.

Fonte: Lusa

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário