sexta-feira, 17 de março de 2017

Combustíveis descem pela terceira semana seguida

O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de segunda-feira. Gasóleo desce mais que gasolina.Resultado de imagem para Combustíveis descem pela terceira semana seguida
Segundo apurou o Económico, numa das cadeias de marca branca em hipermercados o preço por litro de gasóleo vai descer 2,2 cêntimos a partir de segunda-feira. Já a gasolina vai ficar 1,5 cêntimos mais barata.
As principais gasolineiras a operar em Portugal seguem a tendência. Aqui, o preço da gasolina e do gasóleo deverá descer 2,5 e 2 cêntimos por litro, respectivamente: “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço do gasóleo em 2,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina deverá diminuir dois cêntimos por litro” adiantou fonte do setor ao Jornal Económico.
 É a terceira semana consecutiva de descida dos preços da gasolina e do gasóleo. Na semana passada, ambos os combustíveis desvalorizaram um cêntimo por litro.
De acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa actualmente 1,506 euros enquanto o do gasóleo vale 1,296 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sexto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 7ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.
Entre os 28 Estados-Membros, o preço médio de referência da gasolina ronda os 1,369 euros por litro, enquanto o ‘diesel’ vale 1,237 euros por litro. Já na zona euro, um litro de gasolina custa 1,413 euros e um litro de gasóleo vale 1,230 euro.
Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário