quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Escravatura, de João Pedro Marques, inaugura os Livros Vermelhos

Uma imagem com texto

Descrição gerada com confiança muito alta
A escravatura está, hoje, na ordem do dia. Há uma narrativa, “criacionista” dir-se-ia, que a atira única e exclusivamente para o famoso rol de culpas do homem branco. Mas será?
Que sabemos nós sobre a história da escravatura dos africanos? E sobre o envolvimento de Portugal nessa história? Este livro, Escravatura – Perguntas e Respostas, traz até ao leitor português alguns dos resultados da mais recente investigação histórica. Não pretende ser uma história geral da escravatura – nem tal seria possível num livro de tão reduzida dimensão. Visa, isso sim, clarificar vários pontos que são frequentemente mal-entendidos e responder, de forma tão simples quanto possível, a algumas perguntas sobre tráfico de escravos, escravidão e o envolvimento português nessas práticas.
Frontal e rigoroso, este livro inaugura uma nova colecção da editora. Depois dos Livros Amarelos, a Guerra e Paz apresenta agora os Livros Vermelhos, uma colecção de esclarecimento e combate, com opiniões menos canónicas, mas bem fundamentadas, sobre os grandes temas do nosso tempo. Escravatura – Perguntas e Respostas, de João Pedro Marques, é o primeiro livro desta nova colecção. Chega às livrarias a 2 de Novembro, estando a sessão de lançamento agendada para dia 8, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação do Professor Adriano Moreira.
De forma simples e acessível, João Pedro Marques responde a 24 questões sobre a escravatura colonial em África e o papel dos portugueses nesse tráfico. «A história da escravatura é muito menos linear do que parece à primeira vista e não se dá bem com apressadas e vagas culpabilizações», defende este especialista com créditos firmados e renome mundial na história da escravatura e da sua abolição.






R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal





Nenhum comentário:

Postar um comentário