quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Começou a trovoada entre Belém e São Bento

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Marcelo está "chocado". Costa está "chocado". O país está "chocado". Os fogos acabaram com a boa relação entre Presidente e Governo. Esta quinta, as acusações continuam. Como é que tudo se deteriorou?
O Presidente sugere que Governo, ao entrar no campo "especulativo", mostrou que "não entende, nem entendeu nada do que se passou em Portugal". Já o ministro da Defesa afirma: "Não fiquei chocado".
"Aproveitamento politiqueiro" e "rasteira" política. Porfírio Silva, deputado e dirigente socialista, não poupa críticas a Marcelo Rebelo de Sousa na gestão política que fez de Pedrógão Grande.
Artigo no jornal oficial do PS é fortemente crítico de Marcelo Rebelo de Sousa, que acusa de tentações presidencialistas e de exorbitar dos poderes constitucionais ao pedir a demissão de um ministro.
Puigdemont ia anunciar eleições antecipadas, depois cancelou conferência e agora diz que não há "garantias" para ir às urnas. Passou decisões ao parlamento. Do Senado, dizem que 155 vai para a frente.
O défice até setembro caiu de 2.033 milhões para 569 milhões de euros, fruto de um aumento expressivo da receita do Estado com IVA, IRC e com as contribuições para a Segurança Social, diz o Governo.
Programa irá durar pelo menos até setembro de 2018, mas a metade do ritmo atual: compras de 30 mil milhões por mês. BCE reserva o direito de alargar (ou acelerar) o programa se a inflação não subir.
A Air Berlin vai terminar as operações a 28 de outubro. Os voos da companhia alemã estão automaticamente cancelados a partir de sábado.
O poderio nuclear e o petróleo não são os únicos temas fraturantes que separam os Estados Unidos do Irão: o mundo dos frutos-secos é mais conflituoso do se pode imaginar.
Giannis Antetokounmpo fez história em Milwaukee, batendo um recorde de quase 50 anos de Kareem Abdul-Jabbar. Mas é a sua história, com um trajeto das ruas de Atenas para a NBA, que mais impressiona.
O realizador Matt Hulse viajou pela Coreia do Norte, Hong Kong e Mongólia e tirou fotografias na perspetiva de um sniper. Só precisou de um telemóvel barato para mostrar o quotidiano nesses países. 
Opinião

Helena Garrido
O Governo não virou a página da austeridade, escondeu a austeridade pondo em risco os serviços públicos. A tragédia dos incêndios pôs a nu essa estratégia de cortes.

Paulo Tunhas
O problema da “expressão das emoções” de António Costa não resulta de qualquer incapacidade subjectiva de trazer à luz do dia os seus sentimentos profundos. O problema é, do princípio ao fim, político

José Manuel Fernandes
O país que ardeu é um país que Lisboa desconhece. Nele o grande desafio será encontrar energia e gente para reconstruir, mais difícil ainda para reformar. Por isso dói tanto a arrogância da ignorância

Maria João Avillez
Deveria interrogar-me, escrutinar-me, procurar um psicólogo? Estes desabafos serão o cúmulo do reacionarismo. Paciência. As coisas são o que são. O meu fastio informático/tecnológico também é o que é.

Diogo Simões Pereira
As melhorias nos últimos 10-15 anos não terão sido homogéneas em todo o território. À medida que a “maré do insucesso” desceu, terão ficado mais à vista casos particularmente difíceis de resolver.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário