quinta-feira, 26 de outubro de 2017

360º - A relação complicada de Carlos Alexandre e Rosário Teixeira, o juiz e o procurador do caso Sócrates; e (mais um) dia decisivo na Catalunha

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o governo catalão ainda está a decidir se vai declarar formalmente a independência como resposta à aplicação do artigo 155. El País diz que a reunião de Carles Puigdemont noite dentro foi inconclusiva sobre o que o presidente da Generalitat vai dizer hoje às 17h0o no parlamento, enquanto o La Vanguardia escreve mesmo que há uma batalha interna entre os seus apoiantes. Já o El Mundo e El Espãnol falam do depois: manifestações nas ruas e Puigdemont entrincheirado no seu gabinete para evitar a hipótese de detenção.
 
Em mais um dia decisivo para a Catalunha, vamos seguir tudo o que se passa em direto. Como curiosidade,recuperámos um mapa que mostra como seria a Europa se todas as causas independentistas vingassem. Foi feito por dois investigadores e arquitectos em 2014. 

Hoje é também dia de importante reunião de governadores do BCEO Banco Central Europeu deve anunciar uma redução do ritmo mensal de compras de dívida, mas o desafio de Mario Draghi (que Portugal agradece) é iniciar os cortes sem fazer voltar a crise financeira. 

Se vai viajar para os EUA a partir de hoje prepare-se para responder a uma entrevista de segurança da TAP ou da PSP e para ver o telemóvel e o computador serem revistados. São as novas regras impostas a todos os voos com destino aos Estados Unidos.

Michel Temer foi internado no hospital no dia em que a segunda denúncia criminal contra si era votada na câmara dos deputados, mas já está tudo bem. Os deputados voltaram a rejeitar que o processo seguisse para os tribunais e o presidente brasileiro está em recuperação.


Outra informação importante 

Afinal, o Conselho Superior de Magistratura sempre pode agir contra os juízes do acórdão polémico sobre violência doméstica. Depois de ter afirmado que “nem todas as proclamações arcaicas, inadequadas ou infelizes constantes de sentenças assumem relevância disciplinar", o CSM anunciou que abriu um inquérito ao juiz Neto de Moura e à juiza Maria Luísa Arantes, mas que só vai ser apreciado dia em plenário... a 5 de dezembroO caso tinha chegado ao longo da tarde ao topo da hierarquia: Marcelo fez questão de lembrar os juízes que "têm-se cumprir e fazer cumprir a Constituição de 76" enquanto aministra da Justiça afirmou que "um caso não faz o sistema".

O rescaldo da tragédia dos incêndios continua muito quente. Um relatório da Proteção Civil não divulgado pelo Governo e agora revelado pelo jornal i e pela TSF contraria muitas das informações da Comissão Técnica Independente e fala em "erros e omissões graves". A juntar aos problemas, o DN escreve que a Força Aérea quer mais dinheiro para comprar mais helicópteros para os fogos e o Público dá conta do descontentamento do Governo com Marcelo: a dura declaração do Presidente terá fugido a tudo o que estava combinado com Costa.

Ontem, de visita aos Açores, Marcelo manteve o alerta laranja ao Governo (a reportagem é do Rui Pedro Antunes); e, em périplo pela zona dos incêndios, António Costa respondeu com fotos muito iguais às do Presidente a consolar quem tudo perdeu

Em alerta máximo está já a Proteção Civil: até ao fim de semana o calor e o vento vão agravar o risco de incêndiosque se podem propagar muito rapidamente.

Quanto a dinheiro para apoios e para as novas medidas contra os fogos, pelo Orçamento não haverá problemas:Centeno garantiu financiamento e disse que o défice de 1% não está em causa.

Vieira da Silva também esteve no Parlamento (onde admitiu "falhas" nos fogos) a apresentar o OE: não fez promessas à esquerda nem sobre o subsídio de desemprego, nem sobre os recibos verdes. Mesmo assim, sinal de que há otimismo sobre as contas nacionais, ao fim do dia soube-se que Portugal pagou já mais mil milhões ao FMI

Na política caseira, há ainda outras notas em destaque. Na tomada de posse no Porto, Rui Moreira fez questão de lembrar que governa com maioria; em Lisboa, a posse é esta tarde mas Medina continua sem acordos para coligações

Referência também para a entrevista de Santana Lopes na TVI, onde voltou a atacar Rio e disse que acredita que este governo pode não terminar a legislatura. Ambos, Santana e Rio,vão estar nas jornadas parlamentares do partido.

A pesca da sardinha vai mesmo ser proibida na zona norte e centroO anúncio foi feito pela ministra do Mar e já causou várias reações do sector: os armadores têm um plano B, segundo o Público.

Os casos de acusações de assédio sexual parecem uma bola de neve: o último visado é George W. H. BushO ex-presidente americano terá tocado (repetidamente) numa actriz durante uma sessão fotográfica

Os nossos especiais

O juiz Carlos Alexandre e o procurador Rosário Teixeira são as principais figuras da acusação no caso José Sócrates. Os dois homens que tomaram as principais decisões da Operação Marquês têm personalidades diferentes (entre o indomável e o reservado) e uma relação complicada há 13 anos. O Luís Rosa conta.


A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre os incêndios: "O país que ardeu é um país que Lisboa desconhece. Nele o grande desafio será encontrar energia e gente para reconstruir, mais difícil ainda para reformar. Por isso dói tanto a arrogância da ignorância".
  • Helena Garrido escreve sobre as táticas de austeridade escondida no Orçamento: "O Governo não virou a página da austeridade, escondeu a austeridade pondo em risco os serviços públicos. A tragédia dos incêndios pôs a nu essa estratégia de cortes".
  • Paulo Tunhas escreve sobre António Costa: "O problema da “expressão das emoções” de António Costa não resulta de qualquer incapacidade subjectiva de trazer à luz do dia os seus sentimentos profundos. O problema é, do princípio ao fim, político.

Notícias surpreendentes
Hoje é dia de estreias no cinema: o destaque maior vai para o blockbuster Thor. É o  fim do mundo com Thor desarmado e tosquiado, ou seja, um filme com muito humor, mas ao qual Eurico de Barros só duas estrelas. Há três outras alternativas e ainda uma entrevista à realizadora de "Todos os Sonhos do Mundo", que acompanha as angústias adolescentes de uma filha de emigrantes portugueses em França.

Do cinema para os livros, mais concretamente para o prémio José Saramago entregue a Julián Fukso escritor brasileiro resistente, filho de pais argentinos no exílio

Passagem pela música, para a notícia triste da morte de Fats Domino, a lenda do rock'n'roll que vendeu mais de 65 milhões de discos.

E uma nota para a tecnologia e para os portugueses da Craft Wallet, que investiram 100 euros e em oito meses faturaram 60 mil euros a vender as suas carteiras de alumínio.


Observador faz-se de histórias destas, de reportagens e de muitas notícias. Passe por cá

Uma boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário