domingo, 8 de outubro de 2017

O aniversário foi do Coro LeGatto, mas a prenda foi para todos…

Quando três Grupos de excelente qualidade se encontram numa só noite, num só espaço, o resultado só pode ser um: aplausos, aplausos e mais aplausos!
Igreja Matriz de Mira recebeu este sábado,um espetáculo digno de nota altíssima. Daqueles em que entramos para assistir e não damos sequer pela passagem do tempo... Este, foi um daqueles momentos em que a dignidade do local e a solenidade do evento se conjugaram na perfeição em nome de uma arte maior: aquela com um"A" bem maiúsculo!
O Ensemble Vocal Exordium, com o Maestro Miguel Diniz, o Coro emCANTUS, com o maestro Pedro Santos Ferreira e o Coro LeGatto, com a maestrina Ana Raquel Azeiteiro viajaram e levaram a todos nesta viagem, entre a música erudita e a moderna, deixando no ar um certo perfume de beleza e originalidade na arte de se cantar em coro.
Os dois Corais que vieram de Santarém e Odivelas, respectivamente, foram bem mais que meros coadjuvantes no espetáculo ou simples acompanhantes em dia de aniversário do LeGatto:  ambos deram soberbos concertos, demonstraram enorme empatia para com o público e deixaram saudades, ao irem embora... sem dúvidas!
Mas, falemos um pouco mais do segundo aniversário do Coro LeGatto tão bem passado neste terceiro evento dos Dias da Música deste ano...
Tudo o que tem sido tão rapidamente conquistado por estes jovens só pode ser surpresa para quem não conhece minimamente Ana Raquel Azeiteiro e seus pares. A entrega, o orgulho, o sorriso cúmplice antes (e durante) cada canção entre a maestrina e seus pupilos são provas irrefutáveis de que este Grupo veio para ficar!
Quem está longe não percebe. Quem está perto, começa a ter uma pequena noção... mas, quem está mesmo junto ao Coro LeGatto quando este está atuando, consegue entender verdadeiramente o motivo deste sucesso que muitos classificam de repentino: Ali há amor, há entrega, há bem mais que alguém que acena e outros que cumprem com o seu dever...
Coro LeGatto leva os que os assistem, a deixar a mente vaguear enquanto cantam. Fazem de cada pessoa do público o seu público. O Coro LeGatto, ainda por cima, junta-se a outros Coros que também amam a mesma arte e partilham a mesma paixão pelo que fazem. Eis, uma receita infalível...
Desta forma, quando homens e mulheres como estes pisam o palco é para dar o melhor de si, para encantar e, até, para conquistar aqueles que não apreciam a música sacra. Eles são jovens, cheios de vida e com uma adrenalina que lhes corre em flecha pelo corpo enquanto cantam e encantam...
Dizer simplesmente, "Parabéns" a eles parece pouco. Mais vale completar a frase com um "Continuem assim por muitos e bons anos!"

Francisco Ferra

Nenhum comentário:

Postar um comentário