domingo, 8 de outubro de 2017

Manhã de domingo: Marina Mota: "Gostava de ir menos ao casino"

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
A infância no bairro de Alcântara, o fado, o teatro e a televisão. Aos 55 anos, Marina Mota fala da vida, das relações com Carlos Cunha e Oceano e das polémicas.
Salários brutos mensais até 925 euros vão deixar de pagar IRS, noticia o Jornal de Notícias. O valor já terá sido alvo de acordo entre o Governo e o PCP -- que quer ir mais longe, até 960 euros.
O incêndio de Pampilhosa da Serra, que reúne mais bombeiros entre os seis maiores fogos a afetar Portugal continental, "não está fácil", diz o presidente da câmara.
As contas de Portugal são fáceis de fazer na receção à Suíça, o jogo grande na última ronda de apuramento: qualifica-se para o Mundial de forma direta se ganhar, vai ao playoff se empatar ou perder.
15 anos após ter apontado o primeiro golo como sénior, Ronaldo ainda marca. Ao todo, são 613. Mas teve de sair do banco porque o selecionador tinha razão: Portugal suou para ganhar em Andorra (2-0).
Há 50 anos morreu Che Guevara, o poster boy da revolução. Era uma máquina de matar ou um jovem sonhador? Das montanhas de Cuba aos Andes bolivianos, Rui Ramos conta a história de um fracasso.
Há muitos livros sobre a Revolução Russa de 1917, mas Helen Rappaport escolheu um ponto de vista inovador: o da comunidade estrangeira que estava na cidade durante o ano que mudou a História.
Das gueixas fadistas de David Ferreira, ainda no jardim, ao desfile coreografado de Nuno Gama, no segundo dia, a ModaLisboa deu espetáculo.
"O sistema fiscal português está cheio de incoerências, está cheio de buracos, é uma espécie de pedra pomes, (...) e exige uma espécie de armistício fiscal", disse o antigo ministro das Finanças.
Grande manifestação contra independência da Catalunha realiza-se este domingo em Barcelona, depois dos protestos no sábado terem reunido dezenas de milhares de pessoas pró e contra a autodeterminação.
"Desculpem, mas apenas uma coisa funcionará", escreveu Donald Trump em dois tweets publicados esta noite, afirmando de novo que a via diplomática não foi eficaz durante 25 anos. 
Opinião

Helena Matos
Como sairemos disto? Provavelmente com uma fuga em frente. Uma fuga que a precipitada saída de Pedro Passos Coelho veio tornar possível. Que fuga é essa? 

João Marques de Almeida
Olhando para a Europa e o mundo, ninguém acredita que tudo corra bem até Outubro de 2019. Há, em particular, uma ameaça que pode ter consequências negativas para a economia europeia: um “hard Brexit”.

Alberto Gonçalves
De Soares a Cavaco, houve políticos tão detestados quanto Pedro Passos Coelho. Não houve ninguém detestado por gente tão infalivelmente repulsiva, por tantas nulidades tão pouco recomendáveis.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Antecipando-se a alguns pseudo-historiadores, que acusaram a Igreja católica de cumplicidade, por via do silêncio, com o regime nazi, Pio XI refutou essa calúnia.

Rui Ramos
O golpe separatista na Catalunha mostrou como uns episódios de “violência policial”, ampliados com imagens falsas, bastam para fazer parecer pouco importante a destruição da lei e da democracia.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário