domingo, 8 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Quase um milhão nas ruas. Ou serão 350 mil?

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
950 mil manifestam-se este domingo em Barcelona, segundo os números da organização. Guardia Urbana fala em 350 mil. Escritor Mario Vargas Llosa diz que "conspiração golpista de Puigdemont"
A infância no bairro de Alcântara, o fado, o teatro e a televisão. Aos 55 anos, Marina Mota fala da vida, das relações com Carlos Cunha e Oceano e das polémicas.
Líder do CDS-PP diz que "claramente o Partido Socialista encostou-se à esquerda, fez a sua opção preferencialmente pela esquerda". Daí que só admita uma futura "geringonça" de centro-direita.
O antigo ministro António Bagão Félix considera que a redução do IVA na restauração foi um "disparate", sem vantagens para os consumidores. "O Estado está outra vez a inchar", avisa o economista.
Salários brutos mensais até 925 euros vão deixar de pagar IRS, noticia o Jornal de Notícias. O valor já terá sido alvo de acordo entre o Governo e o PCP -- que quer ir mais longe, até 960 euros.
Oito dias depois das autárquicas, o El País escreve sobre o reeleito Isaltino Morais. "Os munícipes voltam a votar no presidente que os rouba", lê-se no artigo do correspondente do jornal espanhol.
Kim Jong-un promoveu a sua irmã Kim Yo-jong para o politburo, o órgão mais importante de tomada de decisão no Partido dos Trabalhadores da Coreia -- e, portanto, do país.
Tal como na obra Fahrenheit 451, em Portugal relatórios técnicos, livros e artigos científicos sobre incêndios florestais são aparentemente “queimados” e menosprezados no processo de decisão política.
Há gorilas, rinocerontes e crocodilos. O Wara Art Festival testa a criatividade de alunos de arte e leva-os a construir estruturas gigantes com recurso à palha de arroz que sobra da colheita anual.
O homem de 47 anos que foi detido no sábado por suspeita de ter atropelado 11 pessoas em Londres foi libertado na manhã deste domingo, anunciou a polícia metropolitana de Londres.
A portuguesa Joana Schenker sagrou-se hoje campeã mundial de bodyboard, apesar de ter sido eliminada nos quartos de final do Nazaré Pro, sétima e penúltima etapa do circuito mundial. 
Opinião

Helena Matos
Como sairemos disto? Provavelmente com uma fuga em frente. Uma fuga que a precipitada saída de Pedro Passos Coelho veio tornar possível. Que fuga é essa? 

João Marques de Almeida
Olhando para a Europa e o mundo, ninguém acredita que tudo corra bem até Outubro de 2019. Há, em particular, uma ameaça que pode ter consequências negativas para a economia europeia: um “hard Brexit”.

Alberto Gonçalves
De Soares a Cavaco, houve políticos tão detestados quanto Pedro Passos Coelho. Não houve ninguém detestado por gente tão infalivelmente repulsiva, por tantas nulidades tão pouco recomendáveis.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Antecipando-se a alguns pseudo-historiadores, que acusaram a Igreja católica de cumplicidade, por via do silêncio, com o regime nazi, Pio XI refutou essa calúnia.

Rui Ramos
O golpe separatista na Catalunha mostrou como uns episódios de “violência policial”, ampliados com imagens falsas, bastam para fazer parecer pouco importante a destruição da lei e da democracia.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário