segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Arte Urbana embelezou Ansião


A iniciativa DESAFIARTE – Expressão de Arte Urbana, teve a sua segunda edição de 2 a 9 de agosto e deixou as suas marcas nalguns pontos da vila de Ansião, agora com acrescido interesse cultural. 

Depois de terem sido recebidos pela Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, nos Paços do Concelho a 30 de julho, os artistas deram largas à sua imaginação e, numa conjugação da arte com o real, puseram mãos à obra, de que resultaram trabalhos singulares e dignos de uma contemplação demorada. 

Na Fonte da Rua Jerónimo Soares Barbosa, Jorge Santos retratou uma “Ida à fonte”, relembrando o valor daqueles lugares para os encontros e desencontros das mulheres com amigas e namorados. Rui Cavalheiro bebeu da fonte do Largo do Cruzeiro e da muralha que o abraça e, com “Domingo Santo”, estabeleceu uma relação entre o passado e o presente, revalorizando aquele património. O Largo Adolfo Figueiredo ganhou também cor e uma nova vida com Raquel Fradique que, com a “Manta D’Água”, símbolo de descanso, convívio, abraço, memória e vida, quis mostrar que a ida à fonte não se fazia apenas por necessidade, mas como pretexto para um encontro. 

“Dr. Memória – Fernando Travassos” pode ser apreciado na fachada do edifício que acolhe o espaço memorial deste médico do povo ansianense, numa peça de Sérgio Feijão que quis realçar, para outros poder inspirar, a entrega, a dedicação e o altruísmo que caracterizavam o Dr. Travassos. 

O programa contou ainda com um workshop dinamizado, no Centro Cultural e na Mata Municipal, pelo fotógrafo Telmo Mendes sobre Cliché Verre, uma técnica que combina a pintura ou o desenho com a fotografia, possibilitando aos participantes a aprendizagem e a experimentação desta prática. 

O Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, marcou presença no momento de encerramento desta iniciativa, assinalado por uma visita guiada aos locais intervencionados, acompanhada por performances de leitura pela atriz e bailarina Maria Belo Costa. 

Desta forma, partindo dos usos e costumes, a arte imprimiu cor e beleza a espaços que perpetuarão a história e a identidade do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário