segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Proença-a-Nova | Pedro da Fonseca em destaque no programa “Em Nome da Beira”


«Pedro da Fonseca – o filósofo e o Prémio Literário» foi o tema do primeiro encontro da iniciativa “Em Nome da Beira” que se realizou no dia 5 de novembro no Colégio da Graça, em Coimbra. Promovida pela editora Alma Azul, a conversa contou com a presença de dois dos premiados da edição de 2020 do Prémio Literário Pedro da Fonseca: Pedro Batista, vencedor na categoria de poesia com o texto “Na ilusão do silêncio”, e Nuno Sobral autor do conto “Um repasto póstumo” que recebeu a única menção honrosa (o concurso premiou ainda a madeirense Valentina Ferreira na categoria de conto com o texto “Agosto não se faz em lume brando”). 

Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul e membro do júri desde a primeira edição deste concurso literário do Município de Proença-a-Nova, apresentou os livros já publicados nas anteriores edições, uma com tema livre e a outra dedicada às tradições da Encomendação das Almas e dos Janeireiros. Em 2020, o tema a concurso foi “o palato: gastronomia tradicional do concelho de Proença-a-Nova” e os autores referiram no encontro que pesquisaram sobre o assunto para incorporar os sabores da gastronomia proencense nos seus textos. A pertinência de se realizarem concursos literários foi igualmente abordada, tendo ambos já participado noutras iniciativas do género. 

O encontro realizou-se numa cidade bastante conhecida do filósofo proencense Pedro da Fonseca pois foi em Coimbra que ingressou na Companhia de Jesus com 20 anos (onde chegou a 17 de março de 1548), onde deu aulas de Filosofia e Teologia na Universidade e onde foi reitor do Colégio das Artes. Depois de ter vivido em Roma entre 1572 e 1585, onde foi conselheiro do Papa Gregório XIII, regressa a Lisboa para dar continuidade à sua obra intelectual e à política social e de assistência. Morre em Lisboa no dia 4 de novembro de 1599 com 71 anos. O Prémio Literário Pedro da Fonseca é uma das formas do Município homenagear um dos seus mais ilustres conterrâneos que chegou a doar à Misericórdia local um pedaço do Santo Lenho. 

No decurso do próximo ano, o Município editará o livro com os textos premiados e divulgará a temática do IV Prémio Literário Pedro da Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário