quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

PROJETO INOVADOR DE REUTILIZAÇÃO TÊXTIL ARRANCA NA COVILHÃ


A Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a empresa TO-BE-GREEN, vai dar início a um inovador projeto ambiental, no dia 14 de dezembro, pelas 10h00, em várias escolas do Ensino Secundário da cidade. 

Esta iniciativa simbólica será desenvolvida nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Secundária Quinta das Palmeiras; Escola Secundária Frei Heitor Pinto; Escola Secundária Campos Melo e EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã. A autarquia vai proceder à entrega de contentores (com pedal), dando assim início a uma forte campanha de sensibilização, que envolve a recolha e reutilização de máscaras de proteção individual. 

A TO-BE-GREEN é uma spin off da Universidade do Minho (SPINUM) que engloba uma plataforma e app da empresa Greenadn, apresentando uma solução inovadora para o vestuário em fim-de-vida, permitindo o seu descarte, partilha e valorização. Funciona como um e-marketplace de Economia Circular, suportada numa app e plataforma dedicadas e orientada para as novas gerações de consumidores (Millennials-Y e Zoomers-Z), sendo uma resposta para os problemas crescentes dos resíduos têxteis pós-consumo produzidos nos territórios. Incorpora a digitalização dos artigos em fim-de-vida entregues pelos utilizadores, permitindo a sua rastreabilidade e segue a hierarquia dos resíduos que é sugerida pela União Europeia, com foco na Economia Circular têxtil. 

Este é um projeto integrado, agregador e multidisciplinar que engloba a empresa TO-BE-GREEN, onde a partir das máscaras recolhidas se pretende criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou valorizá-las em placas poliméricas e briquetes, sensibilizando ainda para a necessidade de moderação do consumo e da importância da redução e valorização de resíduos. 

Com a pandemia da COVID-19, um novo problema ambiental ganhou dimensão: o descarte de máscaras reutilizáveis após o seu uso. A TO-BE-GREEN vai permitir um tratamento ambientalmente correto desses produtos têxteis, com a sua valorização através de um processo de reciclagem (downcycling). 

O Concelho da Covilhã será o primeiro em Portugal onde este inovador sistema será implementado na sua globalidade. Uma das suas principais vertentes destina-se às escolas do concelho. A partir de agora, os alunos do concelho poderão entregar as suas máscaras individuais em fim de vida à saída da sua escola em contentores adequados, para posterior recolha e tratamento por parte da TO-BE-GREEN. Esses materiais têxteis serão depois convertidos em matéria-prima para outros produtos à base de fibras têxteis no CVR (Centro de Valorização de Resíduos) da Universidade do Minho. 

No fim deste processo, o Município da Covilhã e a TO-BE-GREEN irão disponibilizar a todos os covilhanenses uma Loja Social para a entrega e partilha de peças de vestuário em fim de vida, em colaboração com as IPSS’s do Concelho e com outras entidades que apoiam os mais desfavorecidos. 

Reconhecendo que as máscaras comunitárias e descartáveis representam hoje um resíduo crescente, com forte impacto nos ecossistemas, o Município da Covilhã aposta nesta ação de sustentabilidade ambiental, com a convicção de que poderá contribuir para travar esta nova forma de poluição, valorizando ainda mais a utilização das máscaras, quer durante quer após o seu tempo útil de vida e consciencializar os jovens e a população em geral para este crescente problema ambiental. Com esta solução tecnológica, que implica a colaboração das escolas e das novas gerações, promovem-se os comportamentos sustentáveis e “green” destes novos consumidores, aumentando os níveis de reciclagem, reduzindo consequentemente os encargos do município com os seus resíduos domésticos e criando valor para o vestuário em fim-de-vida. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário