sábado, 26 de junho de 2021

Museu Duas Rodas dá a conhecer a história da mota e da bicicleta

Presidente da República deixa a promessa de, brevemente, visitar o espaço museológico.

O Município de Anadia tem mais um polo de atração turística. Trata-se do Museu Duas Rodas, inaugurado, no passado dia 22 de junho, pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que se fez acompanhar pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por compromissos já assumidos, não pôde estar presente, mas, através de uma mensagem em vídeo, deu os parabéns ao Município e reconheceu o mérito deste espaço museológico para o concelho e para o país.

O Museu das Duas Rodas, único no país, dá a conhecer a história local, nacional e até mundial da mota e da bicicleta, mostrando a sua forte ligação ao concelho de Anadia, assim como a importância desta indústria para a economia da região. Um investimento superior a 700 mil euros suportado na íntegra pelo orçamento municipal.

Para além de bicicletas e motorizadas, o Museu conta com uma grande panóplia de peças e acessórios, algumas delas autênticas raridades, que marcam também a história do ciclismo e do motociclismo local, regional e nacional. Um dos veículos mais antigos em exposição é uma bicicleta do século 19. Paralelamente, estará também exposto um importante espólio documental e fotográfico.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que este investimento camarário, além de “reconhecer e valorizar a importância do setor das duas rodas para o concelho de Anadia, pretende também transformar este espaço num ponto de interesse turístico, apreciado por cidadãos nacionais e estrangeiros”.

A forte ligação do concelho de Anadia ao setor das duas rodas, não só a nível económico, mas também cultural e sentimental levou a que a Autarquia empreendesse este espaço museológico, informativo, educativo, cultural e lúdico, contribuindo assim para o desenvolvimento de Sangalhos, em particular, e do concelho de Anadia, em geral.

O Município de Anadia aproveitou a inauguração do Museu para reconhecer a importância das empresas anadienses ligadas ao setor das duas rodas, com uma singela homenagem. “Um agradecimento pelo trabalho que desenvolvem e que é de manifesto interesse público” frisou a autarca, acrescentando que este setor “soube acompanhar a evolução dos tempos com perícia, inteligência e visão de futuro e, assim sendo, continua ativo e cada vez mais forte, mais moderno e mais eficiente”.

Maria Teresa Cardoso deixou uma palavra de agradecimento a todos os que contribuíram para o enriquecimento do espólio do museu, através da doação e do empréstimo de peças.

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, louvou a ideia do Município de, através do Museu, dar a conhecer um setor “tão importante” para o concelho.

Destacou ainda o papel preponderante que o Centro de Alto Rendimento de Anadia, onde se integra o Museu, tem desempenhado para o desporto nacional de alta competição. “Com este novo espaço estão a honrar a história e a inspirar o futuro de todos os atletas que por aqui passarão”, adiantou.

João Paulo Rebelo felicitou ainda o executivo municipal “pelo trabalho que têm feito em prol do desporto”, considerando Anadia “um município amigo do desporto”.

“Um museu único no mundo”

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, elogiou o espaço museológico, referindo que “é um museu vivo, uma história, o presente e o futuro”. “Um museu único no mundo, no local único do mundo, em Sangalhos, Anadia”, afirmou.

Ana Abrunhosa está convicta de que todos os que visitarem o Museu “se vão sentir tocados por estes homens e mulheres que deram a vida ao desporto. Vai fazer-nos recordar a importância das empresas das duas rodas, no passado, no presente e no futuro”. “Um museu que dignifica um saber local de forma tão generosa, tão digna e tão rica que nos toca e que nos vai fazer voltar”, sublinhou.

A sessão terminou com a transmissão de uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que endereçou uma palavra de reconhecimento à Câmara Municipal de Anadia pelo mérito de ter criado este espaço museológico inédito, deixando a promessa de, brevemente, visitar o Museu Duas Rodas.

O Museu das Duas Rodas, localizado no Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos, é assim mais um ponto de atração turística no concelho de Anadia, juntando-se à restante rede de museus já existente, nomeadamente o Museu do Vinho Bairrada, Aliança Underground Museum, Museu José Luciano de Castro e Museu Etnográfico da Pedralva.

A entrada é gratuita e dá-se preferência a quem fizer marcação prévia da visita através do número de telefone 234 738 218 (disponível de segunda a sexta-feira). Uma visita ao Museu das Duas Rodas tem a duração aproximada de 50 minutos e pode ser realizada todos os dias, nos seguintes horários: 10h00, 11h00, 12h00, 15h00, 16h00 e 17h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário