sábado, 26 de junho de 2021

Praia do Pedrógão volta a hastear duas Bandeiras Azuis


Foram hasteadas esta sexta-feira as bandeiras azuis na Praia do Praia do Pedrógão atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa.
À semelhança do que aconteceu em 2020, a praia do Pedrógão recebe duas bandeiras, para as praias Pedrógão Centro e Pedrógão Sul.

"Atendendo a que, pelo segundo ano consecutivo, a época balnear decorre em condições particulares pela situação pandémica que atravessamos, é ainda mais importante a atribuição deste galardão que materializa o esforço contínuo do Município na criação das melhores condições de usufruto da praia”, destaca Ana Esperança, vereadora do Ambiente e da Saúde na Câmara Municipal de Leiria.

Esta praia, realça, tem vindo a oferecer cada vez melhores condições, tornando-se, ano após ano, mais inclusiva, sendo exemplo dessa aposta a existência, esta época balnear, de cinco passadeiras para acessibilidade e duas novas cadeiras anfíbias, sendo uma destinada a crianças e outra a adultos.

Na mesma linha, assinala-se a disponibilização, pelo segundo ano, do código sistema de identificação de cores para daltónicos (CollorAdd) e folhetos multiformato com informação sobre cuidados a ter na praia, que estarão disponíveis no Centro Azul e no Posto Regressar à Praia do Pedrógão com Segurança.

O Município de Leiria voltou também a aderir ao projeto IUVSENSE, que fornece informação em tempo real do índice de radiação ultravioleta - Pedrógão Centro: https://bit.ly/2KykwmR e Casal Ventoso: https://bit.ly/2KwG9np.

Haverá ainda a disponibilização de eco-cinzeiros "Biataki" para evitar a deposição indevida de beatas no areal.

“Temos muito orgulho em ter uma Praia cada vez mais amiga do Ambiente e obviamente que contamos com o contributo de todos”, realça a vereadora Ana Esperança.

Recorde-se que a Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias que cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto para os utilizadores, bem como de informação e sensibilização ambiental.

Tem também como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.

Em 2021, a época balnear na Praia do Pedrógão decorre até 19 de setembro.

Imagem: Notícias de Leiria

Nenhum comentário:

Postar um comentário