sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Alcançar a igualdade de género é fundamental para a reconstrução de economias e sociedades

Por Aline Fernandez

 “Alcançar a igualdade de género é fundamental para a sobrevivência do planeta e a reconstrução de economias e sociedades mais sustentáveis e prósperas”

A Mary Kay Inc. completa 58 anos e continua a apoiar o empoderamento económico das mulheres e a igualdade de género através de uma série de compromissos e parcerias marcantes em todo o mundo.

 

A Beauty by Mary Kay abre portas numa sexta-feira dia 13 de Setembro, numa loja de 500 metros quadrados em Dallas, no Texas.      

Foi em 1969, seis anos após abrir as portas, que Mary Kay Ash atribuiu o primeiro Cadillac cor-de-rosa às cinco Diretoras Top de Vendas Independentes. Neste mesmo ano teve início a construção da primeira fábrica da Mary Kay em Dallas, Texas (EUA).

 

De um investimento de 5.000 dólares em 1963, nasceu a Mary Kay Inc. que se tornou numa das maiores empresas de venda direta de produtos do cuidado da pele e de maquilhagem em todo o mundo. Mary Kay Ash, a fundadora, começou na década de 1960 a criar um legado de empoderamento feminino. Mary Kay dedicou a sua vida a apoiar outras mulheres e a ajudá-las a despertar o seu potencial. Ao criar empreendedoras e ao fazer com que todas as mulheres se sintam importantes, Mary Kay Ash encorajou, motivou e inspirou todos à sua volta.

Passados 58 anos da sua fundação, celebrados a 13 de setembro, a Companhia de cosmética presente em cerca de  mercados em quatro continentes mantém o seu compromisso de uma marca criada por uma mulher e feita para mulheres ao manter-se uma defensora global do empoderamento e do empreendedorismo das mulheres. Recentemente, reforçou o seu compromisso com o avanço da paridade de género ao lançar um documento de posição a dar as boas-vindas à Estratégia de Igualdade de Género da Comissão Europeia para 2020-2025 e ao juntar-se às Lideranças Globais das Coalizões de Ação da Geração Igualdade.

O documento de posição ecoa a estratégia da União Europeia sobre a igualdade de género. De acordo com a UE: “A Estratégia apresenta objetivos políticos e ações para fazer progressos significativos até 2025 em direção a uma Europa com igualdade de género. O objetivo é uma União onde mulheres e homens, raparigas e rapazes, em toda a sua diversidade, sejam livres para seguir o caminho que escolheram na vida, tenham oportunidades iguais de prosperar e possam igualmente participar e liderar a nossa sociedade europeia.”

“Leis discriminatórias, preconceitos e estereótipos de género, violência contra mulheres e raparigas – todas essas são questões globais e devem ser abordadas em parceria com os setores público e privado e organizações da sociedade civil em todo o mundo”, afirma Julia Simon, Diretora Jurídica e de Diversidade na Mary Kay“Alcançar a igualdade de género é fundamental para a sobrevivência do planeta e a reconstrução de economias e sociedades mais sustentáveis e prósperas”.

Em julho deste ano, a Mary Kay também se juntou ao Programa “Drivers of change” no Fórum Geração Igualdade em Paris, França, que foi realizado de 30 de junho a 2 de julho. Vinte e seis anos após a Declaração de Pequim, o Fórum Geração Igualdade, convocado pela ONU Mulheres e coorganizado pelos governos do México e da França, foi o “momento mais crítico numa geração para investir na igualdade de género e acelerar o impulso para a segurança e liderança das mulheres e oportunidade económica [1].”

Julia Simon participou de um painel intitulado “Construir uma Estratégia Transformativa para Aquisições com Perspetiva de Género”, com o objetivo de criar consciência sobre as barreiras desproporcionalmente complexas e interconectadas no empreendedorismo feminino e promover aquisições com perspetiva de género. Globalmente, 1 em cada 3 empresas são propriedade de mulheres [2], mas as mulheres ganham apenas 1% dos gastos com aquisições de governos e grandes corporações [3]. Os palestrantes partilharam perceções e conselhos concretos comprovados pela sua própria jornada sobre como implementar uma estratégia de GRP (Painel de Reconhecimento de Género).

No Fórum de Paris, a Mary Kay também se juntou a quatro das Coalizões de Ação da Geração Igualdade por meio de compromissos políticos, programáticos e de defesa de direitos: Direitos Económicos e Legais; Ação Feminista pela Justiça Climática; Violência de género e Inovação e tecnologia. Cinquenta mil pessoas virtualmente conectadas no Fórum que reuniu 1.000 pessoas comprometidas, registou US$ 40 mil milhões em investimentos para a igualdade de género como forma de apoio a um plano de cinco anos para agir pela igualdade em seis áreas de ação.

Estes compromissos são os mais recentes de uma série de esforços de defesa da Mary Kay em apoio ao empoderamento económico das mulheres e à igualdade de género em reuniões de alto nível em todo o mundo, juntamente com os seus parceiros da Organização das Nações Unidas e parceiros estratégicos locais. Listámos aqui outros exemplos:

  • A 16 de março de 2021, Deborah Gibbins, COO da Mary Kay, juntou-se à reunião de igualdade de género do Pacto Global da ONU para discutir como a Mary Kay capacita mulheres empresárias em cerca de 40 mercados. Gibbins destacou os dados recentemente divulgados pelo Banco Mundial [4] revelando que, em média em todo o mundo, as mulheres têm três quartos dos direitos legais dos homens. Desafiou ainda as empresas a posicionarem-se contra as discriminações legais e a defenderem mudanças para preencherem as lacunas para que as mulheres possam alcançar o seu potencial máximo. O evento reuniu mais de 5.000 pessoas do setor empresarial, das Nações Unidas, dos estados-membros e de organizações da sociedade civil de mais de 100 países, com 75% dos participantes a representar o setor privado.
  • A 24 de março de 2021, paralelamente à Comissão sobre o Status da Mulher (CSW65), Gibbins participou de um painel organizado pelo Women's Empowerment Accelerator (WEA) intitulado "Mulheres que lideram a recuperação económica através do empreendedorismo", onde estacou a necessidade de parcerias do setor público-privado para ajudar a formar um ecossistema favorável para mulheres empresárias. Criado pela Mary Kay em colaboração com cinco agências da ONU – ONU Mulheres, Pacto Global da ONU, Centro de Comércio Internacional, Organização Internacional do Trabalho e Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas –, o Women’s Entrepreneurship Accelerator foi apresentado como um exemplo do impacto único da multiparceria para acelerar a mudança.
  • De 26 de março a 4 de abril, Edita Szabóová, Diretora-Geral da Mary Kay República Checa e Eslováquia, partilhou comentários na Conferência do Dia da Igualdade Salarial, onde enfatizou a importância de “as mulheres apoiarem as mulheres” e destacou o trabalho da Mary Kay na criação de mulheres empreendedoras através de formação, liderança e orientação. “Quando as mulheres se unem, podemos alcançar coisas extraordinárias para o benefício das mulheres e da humanidade em geral. Porque sabemos que se levantarmos uma, levantamos todas. Basicamente, a Mary Kay desenvolve e forma empreendedoras que, por sua vez, criam os seus próprios negócios e escrevem as suas próprias histórias e legado para as suas filhas”, disse Szabóová.
  • De 15 a 16 de junho de 2021, na Cúpula de Líderes do Pacto Global da ONU, Deborah Gibbins falou na sessão principal do palco "Mulheres na Sustentabilidade: Inovar no Mundo de Homens", defendendo as mulheres empresárias como modelos necessários para a economia e a sociedade. Também enfatizou a missão crítica do Women’s Entrepreneurship Accelerator, iniciado pela Mary Kay em conjunto com cinco agências parceiras da ONU. O Accelerator comprometeu-se a educar e capacitar cinco milhões de mulheres empresárias nos próximos 10 anos. “O empreendedorismo feminino terá um papel fundamental no sucesso da recuperação da pandemia. É por isso que a missão do Women’s Entrepreneurship Accelerator é tão oportuna. E é por isso que as mulheres empresárias precisam de uma estrutura dessa magnitude”, disse Gibbins. A Cúpula anual reuniu virtualmente mais de 25.000 líderes de negócios, governo, ONU e sociedade civil para fazer um balanço do progresso e conduzir uma ação coletiva para aliviar a crise climática, a pandemia global, as disparidades económicas e as desigualdades sociais.
  • A 6 de julho, em Ecaterimburgo, na Rússia, a Mary Kay ingressou na Feira Internacional de Comércio Industrial INNOPROM-2021, a principal plataforma industrial, comercial e de exportação da Rússia. Palestrante convidada num painel organizado pela ONU Mulheres intitulado “Programas da ONU Mulheres para a Promoção e Desenvolvimento do Empreendedorismo Baseado em Género”, a Mary Kay destacou a importância crítica das estratégias de compras com perspetiva de género e enfatizou que a pandemia também traz uma oportunidade única de avançar com ações e apoiar os negócios das mulheres em todo o mundo.

 

[1] https://forum.generationequality.org/home

[2] World Bank (2020). Enterprise Surveys, World Bank Gender Data Portal citado pelo World Bank Blogs (2020) Women entrepreneurs needed – stat!

[3] Vazquez and Sherman (2014). Citado pela ONU Mulheres (2017) The Power of Procurement: How to source from women-owned businesses.

[4] Women, Business and the Law, 2021. Um relatório conduzido em 190 países.

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