sexta-feira, 10 de setembro de 2021

MUBi reuniu com o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Aveiro

 No passado 2 de Setembro, a MUBi reuniu com os candidatos do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Nelson Peralta, e às freguesias de Santa Joana e de Esgueira, Celme Tavares e Jerónimo Dias. A MUBi e os candidatos discutiram visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.

O encontro teve lugar na Rotunda da Policlínica, na dita Avenida Europa (ex-N109). A Avenida Europa, contrariamente ao que seria expectável da sua nova designação urbana, tem vindo a ganhar mais características de via rápida e constitui uma grande barreira para quem pretende deslocar-se a pé ou de bicicleta.


A associação transmitiu aos candidatos do Bloco de Esquerda a sua preocupação por muitas das vias sob gestão do Município acarretarem um elevado risco rodoviário para os utilizadores dos modos mais saudáveis e sustentáveis, em especial para crianças, idosos e outros utilizadores vulneráveis. O Plano Municipal de Segurança Rodoviária - aprovado pelo Executivo Camarário há 4 anos - aparentemente ficou na gaveta, sem que se conheçam quaisquer medidas implementadas e monitorização das mesmas.


Sem segurança, é impossível promover o andar a pé ou de bicicleta. É fundamental e premente transformar o espaço público para o tornar mais seguro e inclusivo, realocando espaço do automóvel para o devolver às pessoas e baixando velocidades motorizadas em todas as áreas urbanas. Estas são medidas que, acima de tudo, conduzem a uma melhor qualidade de vida urbana para todos. 


Para a MUBi, é também fundamental e urgente o Município de Aveiro desenvolver e implementar um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, com processos de decisão transparentes e participados por todos, e assente nos princípios de priorização dos modos activos e colectivos de deslocação para a redução da dependência do uso do automóvel. As políticas de gestão de estacionamento têm obrigatoriamente de estar integradas numa estratégia abrangente de mobilidade sustentável, e é, por isso, inaceitável o aumento da oferta de estacionamento automóvel na cidade.


A MUBi, que esteve representada por Rui Igreja e João Almeida, teve ainda a oportunidade de entregar a Nelson Peralta o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/). 


Da parte dos candidatos do Bloco de Esquerda, as preocupações e propostas da MUBi foram registadas e no geral acompanhadas. No sentido de garantir a segurança dos mais jovens e promover a mobilidade activa e sustentável por parte da comunidade escolar, Nelson Peralta realçou a proposta do Bloco de Esquerda para eliminar ou limitar o tráfego automóvel de atravessamento no entorno dos estabelecimentos escolares no município.


No âmbito do périplo de reuniões com os vários candidatos à presidência da Câmara Municipal, a MUBi reuniu também já com os candidatos da CDU, Viva Aveiro (PS/PAN) e Iniciativa Liberal. Passado um mês e meio desde que foram feitos os contactos, continuamos, contudo, ainda sem uma resposta da candidatura da coligação Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário