domingo, 1 de maio de 2022

Junior Tour: Martim Nunes e Maria Salgado triunfam no Projunior Porto&Matosinhos


- Derrotaram Francisco Mittermayer e Erica Máximo na final;
- Circuito segue para São Jacinto, em Aveiro, no início de Julho;
Quadro de resultados - Clique aqui
Fotos: Vencedores no pódio, Martim Nunes e Maria Salgado (Créditos: Tó Mané/Porto&Matosinhos Wave Series)

Leça da Palmeira (01/05/2022) – Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este domingo, na Praia de Leça da Palmeira, a vitória no Projunior Porto&Matosinhos, etapa inaugural do regressado circuito Junior Tour, que junta os melhores surfistas juniores portugueses na luta pelos títulos de campeões nacionais Sub-20. Nunes, de 18 anos, e Salgado, de apenas 15, carimbaram o triunfo na etapa que marcou o regresso deste circuito, após um interregno de 7 anos.

Após um sábado marcado por algum nevoeiro, que limitou o decorrer da ação, este domingo a Praia de Leça da Palmeira proporcionou boas condições para os melhores juniores nacionais darem espetáculo, numa prova que esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022. Um dia final que ficou marcado por algumas surpresas, com destaque para as eliminações precoces dos cabeças-de-série da prova masculina e feminina, Joaquim Chaves, que tinha feito as melhores performances do dia inaugural, e Gabriela Dinis.

Do lado masculino, depois de ter vencido os dois heats disputados na véspera, Martim Nunes entrou novamente a todo o gás no segundo dia de ação em Leça da Palmeira, vencendo mais um heat na ronda 3 e também na ronda 4. Nas meias-finais man-on-man somou 14,50 pontos para superar João Roque Pinho, juntando-se na final a Francisco Mittermayer, que venceu um duelo dramático frente a Rodrigo Chaves, decidido por apenas 0,50 pontos.

Suportado por cinco triunfo consecutivos, o jovem surfista da Praia Grande voltou a entrar forte e anotou uma onda de 7 pontos que o lançou na disputa. Na parte final juntou-lhe uma nota de 6,55 pontos, para somar 13,55 pontos, contra apenas 10,15 de Mittermayer, atual 17.º colocado do ranking da Liga MEO Surf. Martim conseguiu juntar, assim, um registo 100 por cento vitorioso à vitória na etapa, garantindo, igualmente, a liderança do ranking do Junior Tour.

“Foi um campeonato muito bom, com ondas boas durante os dois dias”, começou por frisar Martim Nunes. “Acho que todos estavam com vontade de surfar e todos os heats tiveram um nível alto. Senti-me bem ao longo do campeonato, fui fazendo bons heats, o que ajudou-me a ganhar ritmo e confiança. Foi um resultado muito bom para trazer motivação para o Pro Junior Europeu, que arranca já para a próxima semana em Marrocos. Nunca tinha competido neste escalão, porque já há sete anos que este circuito não ia para a água. Pelo que foi muito bom vencer uma etapa. Espero continuar neste ritmo nas próximas etapas do Junior Tour, a fazer bons heats e o resto virá por acréscimo”, atirou.

Já do lado feminino, o nevoeiro apenas permitiu realizar um heat na véspera. Disputa que, curiosamente, foi vencida por Maria Salgado, lançando a jovem surfista de Santa Cruz para uma grande performance nas ondas do Porto, ela que, tal como Martim Nunes, venceu todas as baterias em que entrou. Depois de superar a ronda 2, seguiu-se um triunfo sólido frente a Benedita Teixeira nas meias-finais woman-on-woman, com Erica Máximo a vencer a outra meia-final frente a Constância Simões.

Apesar de Erica Máximo, atual número 9 do ranking feminino da Liga MEO Surf, chegar à final num grande momento, Maria Salgado conseguiu gerir melhor a bateria e carimbar um dos triunfos mais importantes da carreira. A jovem surfista do Oeste somou 12,60 pontos, superando os 9,50 da adversária, para sair na liderança do ranking feminino do Junior Tour.

“O campeonato correu-me muito bem”, começou por afirmar Maria Salgado. “Consegui vencer todos os heats em que entrei e estou muito feliz por ter vencido o campeonato. Em relação a este circuito, espero continuar a passar heats e tentar lutar pelo título. O meu objetivo no surf passa por evoluir e tentar divertir-me ao máximo nos campeonatos. A curto prazo gostava também de poder representar a Seleção Nacional no Mundial Júnior que se aproxima”, admitiu.

Martim Nunes e Maria Salgado partem para a próxima etapa na liderança do ranking e muito bem lançados na luta pelos títulos nacionais Sub-20. Depois do Porto e Matosinhos, o Junior Tour segue viagem para as ondas de São Jacinto, em Aveiro, onde se realiza a segunda e penúltima etapa do circuito, a 2 e 3 de Julho. A terceira e decisiva etapa acontecerá em Novembro, em data e local ainda a definir.

Resultados Projunior Porto&Matosinhos:
Final masculina: Martim Nunes 13,55 x Francisco Mittermayer 10,15
Final feminina: Maria Salgado 12,60 x Erica Máximo 9,50
Melhor onda masculina: Joaquim Chaves, 9,50 pontos na Ronda 1
Melhor onda feminina: Maria Salgado, 8,75 pontos nas meias-finais
Melhor score masculino: Joaquim Chaves, 17 pontos na Ronda 1
Melhor score feminino: Maria Salgado, 13,75 pontos nas meias-finais

A primeira etapa do Junior Tour - Projunior Porto&Matosinhos esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e da Federação Portuguesa de Surf. O evento conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da 58 Surf, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente e da MEO.

Mais informações em www.ansurfistas.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário