quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Morreu a rainha Isabel II

Morreu esta quinta-feira a rainha de Inglaterra, Isabel II, aos 96 anos. O anúncio da morte foi feito pelo filho, o príncipe Carlos, no exterior do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde estava a monarca.
O estado de saúde da Rainha, que já sofria sobretudo de problemas de mobilidade, agravou-se esta quinta-feira, informaram ao início da tarde os médicos. Ao longo da tarde, vários membros da família real britânica foram chegando à Escócia.
A notícia da morte da Rainha surpreendeu o mundo, já que na terça-feira a monarca recebeu a nova primeira-ministra, Liz Truss, no Castelo de Balmoral, mostrando-se bem disposta e sorridente.
Desde que subiu ao trono, Isabel II tem sido um símbolo de estabilidade para o Reino Unido, mas a monarca não estava destinada a ser rainha. Foi uma reviravolta na história que fez com que se tornasse a primeira na linha de sucessão.
Tudo começou com a renúncia inesperada do tio. Ficava assim traçado o futuro de Isabel II. Eduardo VIII deixou o trono para casar com uma norte-americana e o lugar passou a ser ocupado pelo pai de Isabel II, que se tornou rainha quando este morreu.
No Reino Unido, foi a primeira monarca a celebrar o Jubileu de Platina. Foram 70 anos de reinado.

SIC Notícias
Imagem: Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário