quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Proença-a-Nova | Investimentos na exploração agrícola com candidaturas até dia 21 de outubro

 

O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 tem a decorrer, a nível nacional, as candidaturas para investimentos na exploração agrícola: Next Generation - Culturas Permanentes Tradicionais, com uma dotação orçamental de 10 milhões de euros. O limite máximo de investimento elegível é de 500.000,00 € e o limite mínimo de 25.000,00 €, sendo os apoios concedidos sobre a forma de subsídio não reembolsável de 60% do valor da candidatura. Os investimentos elegíveis incluem novas instalações das culturas do castanheiro, figueira, sabugueiro, medronheiro e alfarrobeira, nomeadamente a preparação do terreno, a plantação, a fertilização e rega na parcela, bem como as despesas gerais de elaboração e acompanhamento da candidatura.


No caso do concelho de Proença-a-Nova, o Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário destaca a oportunidade para o investimento na cultura do medronheiro, com muito boas condições no concelho, aliadas a uma crescente procura deste produto para outras finalidades para além da mais tradicional: a produção de aguardente. Na análise da candidatura serão pesados fatores como a localização do investimento, a sua dimensão, se o promotor integra ou não uma organização de produtores ou se tem o estatuto de agricultura familiar.


As candidaturas devem ser submetidas até dia 21 de outubro, através de formulário eletrónico disponível no portal do Portugal 2020, em www.portugal2020.pt, ou do PDR2020, em www.pdr-2020.pt, estando o Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário disponível para prestar informações adicionais para quem pretenda candidatar-se aos presentes apoios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário