sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Reguengos de Monsaraz | vai juntar investigadores e astrónomos amadores em Reguengos de Monsaraz

 
Os investigadores e astrónomos amadores que querem partilhar as suas experiências de observação e de fotografia astronómica vão encontrar-se de 2 a 4 de setembro no MonsarAstro. Esta iniciativa do Observatório do Lago Alqueva e do Município de Reguengos de Monsaraz vai mostrar a todos os participantes o céu noturno que se pode observar nesta região.
 

O programa do MonsarAstro abre esta sexta-feira, pelas 16h, no Observatório do Lago Alqueva, com a palestra “A meteorologia espacial um novo desafio global”, por Teresa Barata, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Teresa Barata é também Coordenadora Nacional da International Space Weather Initiative para Portugal e centra atualmente a sua investigação na análise de imagem, atividade solar, meteorologia espacial e os seus impactos em setores económicos. A partir das 21h decorrem observações astronómicas no Observatório do Lago Alqueva.
 

No sábado, dia 3 de setembro, das 9h às 12h, os participantes no MonsarAstro terão visitas à vila medieval de Monsaraz, ao Cromeleque do Xerez, à Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval e à CARMIM. As palestras no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz iniciam-se às 14h30 com Sérgio Sousa, que vai abordar o tema “À descoberta de exoplanetas com o CHEOPS e o ESPRESSO”. Sérgio Sousa é coordenador da caraterização das estrelas a serem observadas pela missão do telescópio espacial CHEOPS e membro da equipa científica do espectógrafo de alta resolução ESPRESSO e os seus interesses de investigação focam-se em sistemas planetários, especialmente na caraterização de estrelas com planetas detetados.
 

Segue-se a palestra “A navegação astronómica nos descobrimentos”, por Rui Agostinho, Professor Auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Rui Agostinho foi o responsável pela manutenção da Hora Legal em Portugal no Observatório Astronómico de Lisboa e do serviço de distribuição da Hora Legal ao país via internet de modo seguro às instituições e empresas nacionais.
 

Catarina Leote vai falar sobre “Calendários, asteroides e wi-fi: a astronomia ao serviço de todos”. Doutorada em Biogeoquímica Marinha pela Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, Catarina Leote integra atualmente o grupo de comunicação de ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
 

“No interior do cone de sombra: eclipses do sol e da lua” é o tema da apresentação de Pedro Ré, Professor Catedrático do Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pedro Ré interessou-se por astronomia há cerca de 40 anos e é o Presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores. A fechar decorre um espetáculo de marionetas sobre a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, intitulado “A Terra plana afinal é redonda”, pelo marionetista Maurício Rebocho.
 

A partir das 18h vão ser montadas tendas, telescópios e bancas com artesanato local no Observatório do Lago Alqueva e entre as 20h30 e as 6h do dia seguinte haverá observações astronómicas. No último dia do MonsarAstro, 4 de setembro, das 7h às 9h realiza-se um passeio para observação de aves no Observatório do Lago Alqueva e das 10h às 13h decorre uma visita a Mourão e ao Museu da Luz.
 
O MonsarAstro tem entrada gratuita, mas os participantes deverão inscrever-se antecipadamente no site do Observatório do Lago Alqueva. As viaturas com telescópio podem entrar no parque do observatório em direção às plataformas de observação e os participantes podem acampar no local.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário