Durante três semanas, quatro jovens documentaram e recolheram lixo deixado inadvertidamente na floresta e realizaram ações de sensibilização para a preservação ambiental.
“A Floresta é de todos”. Foi com este propósito que, este ano, decorreu o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, resultante de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Águeda ao Instituto Português da Juventude (IPDJ).
Ao longo de três semanas (de 8 a 29 de agosto), durante um período considerado crítico para a ocorrência de incêndios e que representa época de férias para muitos, quatro jovens voluntários levaram a cabo várias ações de sensibilização, prevenção e preservação da floresta, desempenhando um papel ativo e cooperante nas diversas ações desenvolvidas.
Neste período, estes jovens reforçaram a vigilância da floresta, efetuaram a documentação com fotografia e recolheram o lixo que encontraram deixado de forma pouco cívica e responsável durante os percursos na floresta e outros locais. Os jovens sensibilizaram ainda a população mais idosa com a distribuição de folhetos informativos em caso de incêndios rurais, bem como detetaram uma coluna de fumo, resultante de uma queima não autorizada em Recardães.
“Este programa é uma excelente oportunidade para estes jovens se relacionarem de uma forma mais completa e direta com o meio em que vivem, demonstrando um grande contributo para a preservação da floresta e ganhando uma maior consciência para as diferentes temáticas ambientais e para o papel dos cidadãos na construção, pela sua participação cívica ativa, de uma sociedade mais justa”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.
Para estes jovens, “esta foi uma experiência diferente”, onde partiram à descoberta de locais que desconheciam. “Foram dias de aprendizagem, em que colocamos à prova o nosso sentido de orientação, de comunicação e interação com a população. Foi também uma oportunidade de fazer a diferença, de conhecer e explorar a natureza”.
As ações incidiram em quatro percursos definidos pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF), em Águeda, Lamas do Vouga, Fujacos/Recardães e Vale-Grande, em Aguada de Cima.
Refira-se que o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa que consiste na promoção de práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário