sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Proença-a-Nova | Unidade Móvel de Saúde aumenta número de atendimentos nos espaços balneares

 

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova realizou 298 atendimentos – mais 35 pessoas do que no ano passado - nas 25 saídas que realizou nos meses de julho e agosto aos espaços balneares do concelho, nomeadamente às praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, às zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e ainda às piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval. Em linha com os anos anteriores, “o excesso de peso e a falta de exercício continuam a ser dos maiores problemas encontrados, mas comparativamente com os anos anteriores os valores, de uma forma geral, estão melhores”, avalia Carlos Dias, Técnico de Diagnóstico e Terapêutica da UMS.

Os veraneantes que aderiram a esta iniciativa, disponibilizada de forma gratuita, tiveram a oportunidade de medir e avaliar a sua tensão arterial, pulsação, saturação de oxigénio no sangue, glicémia, colesterol e temperatura. Foi ainda realizada a avaliação de bioimpedância (peso, IMC – índice de massa corporal, percentagens de gordura e água corporal, massa muscular, nível físico, massa óssea, IMB – índice metabólico basal, idade metabólica e percentagem de gordura visceral).

Ainda que a maior parte dos utilizadores deste serviço residam no concelho, há ainda uma percentagem significativa de utentes de outras zonas geográficas (34,6 %), tendo sido atendidas mais mulheres do que homens, com uma média global de idades a rondar os 54 anos. Registou-se ainda o atendimento de 38 novos utentes. A partir da próxima semana, a UMS retoma a sua atividade normal, realizando os mesmos rastreios e ações de sensibilização junto do seu público alvo: a população das aldeias do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário