segunda-feira, 11 de abril de 2016

Águas do Centro Litoral apresentou soluções para o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Câmara Municipal de Mira promoveram uma sessão de esclarecimento à população, onde foi apresentada a solução prevista para o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede. Uma solução que surge de um Estudo Prévio, encomendado pela AdCL, que visa redimensionar o Sistema Multimunicipal de saneamento (rede em “alta”) e identificar opções para os sistemas municipais (rede em “baixa”), dando resposta à evolução de caudal que se tem vindo a registar nestes últimos anos.

Os dois Municípios (e ainda Vagos e Ílhavo) são servidos pelo Intercetor Sul da AdCL, construído pela ex-Simria na 1ª fase do anterior Sistema Municipal de Saneamento da Ria de Aveiro. Este Intercetor transporta os efluentes destes concelhos para a ETAR de Ílhavo, onde são tratados e posteriormente rejeitados no Oceano Atlântico.
Na sua origem, o dimensionamento deste Intercetor foi feito de forma conciliada com os Municípios servidos, pretendendo satisfazer as necessidades da população. Contudo, e fruto de razões diversas a que não são alheias as afluências indevidas nos sistemas e os níveis freáticos existentes, tem-se verificado nas épocas de maior pluviosidade que, em períodos de ponta, não há capacidade permanente de drenagem desses caudais, podendo ocorrer descargas pontuais de caudais no meio hídrico.
Nesse seguimento, e consciente da urgência de resolver este assunto, a Águas do Centro Litoral contratou à empresa Hidra, sob coordenação do Professor Saldanha Matos, um Estudo Prévio que propõe redimensionar o Sistema da AdCL, de forma a fazer face a estas situações. Este Estudo terá ainda de ser submetido à aprovação do Concedente e do Regulador, bem como deverá dar origem a um projeto de execução a ser desenvolvido em função dos necessários pareceres da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A solução encontrada aponta para a separação do atual Sistema em “alta” em dois sistemas. O sistema a montante carece da construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) com tratamento secundário, junto à fronteira entre os municípios de Mira e Cantanhede. Esta ETAR serviria integralmente as áreas já abrangidas do Município de Cantanhede mas também os lugares de Lentisqueira, Colmeal, Cavadas e Corujeira, pertencentes ao concelho de Mira.
Esta solução inclui também a reabilitação do sistema elevatório de Cochadas (EECT4), com a substituição dos grupos eletrobomba, e a construção de uma conduta elevatória com cerca de 4,2 km de extensão, para transportar as águas residuais da EECT4 até à nova ETAR.
O outro sistema, a jusante, inclui as restantes infraestruturas do atual Intercetor Sul que, na área em causa, têm vindo a servir Cantanhede, Mira, Vagos e Ílhavo, sendo que doravante continuariam a servir os mesmos Municípios exceto Cantanhede.
Até à construção e entrada em serviço da solução em estudo, a AdCL prevê implementar rapidamente algumas medidas que permitam minimizar os impactos de eventuais descargas no meio recetor, e que passam pelo aumento da capacidade das estações elevatórias da Cochadas (EECT04 - Cantanhede), de Casal de S. Tomé (EES1 - Mira), da Lagoa (EES2 – Mira), e da Gafanha do Areão (EES4 - Vagos). Este aumento da capacidade hidráulica das estações elevatórias permitirá mitigar os impactos do Intercetor Sul nos concelhos de Mira e Cantanhede.
As entidades envolvidas estão conscientes do problema e, até à conclusão dos novos investimentos, será necessário desenvolver esforços conjuntos no sentido de minimizar eventuais impactes negativos para o ambiente e para as populações, designadamente reduzir ao máximo a descarga de excedentes.
As autarquias deverão também promover nas suas redes em “baixa” ações de identificação e redução de infiltrações de águas pluviais de modo a reduzir significativamente as afluências indevidas ao sistema multimunicipal da AdCL.
Águas do Centro Litoral, S.A.
A Águas do Centro Litoral, S.A. é a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal, sendo responsável pela captação, o tratamento e o abastecimento de água para consumo público e a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, e a receção de efluentes provenientes de limpeza de fossas séticas.
A concessão do sistema foi-lhe atribuída, pelo Estado português, por um período de 30 anos, e tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade, a acessibilidade e a eficiência dos serviços públicos de águas, no sentido da promoção da saúde pública, do bem-estar das populações e da proteção do ambiente.
A Águas do Centro Litoral (AdCL) serve assim os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares.
A Águas do Centro Litoral foi constituída através do Decreto-Lei 92/2015, de 29 de Maio, mediante a agregação das empresas Simria, Simlis e Águas do Mondego, integradas no Grupo Águas de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário