terça-feira, 17 de janeiro de 2017

360º - O TSUnami da Taxa Social Única: polémicas e contradições de uma taxa mal amada. E a entrevista à mulher que está a tentar travar o Brexit


360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um tiroteio junto do memorial de Martin Luther King, em Miami, fez oito feridos. A polícia deteve dois suspeitos para interrogatório, mas ainda não são conhecidas as motivações.


Foi detido o autor do massacre na discoteca de Istambul na noite de Ano Novo, que deixou 39 mortos e 69 feridos. Abdulkadir Masharipov é do Uzbequistão e terá sido encontrado com o filho de quatro anos em casa de amigos. Continuava na cidade turca que atacou.



Morreu o último homem que pisou a LuaEugene Cernan, astronauta norte-americano, tinha 82 anos.


Theresa May vai apresentar daqui a pouco o guião para o Brexit. A primeira-ministra britânica deve defender uma "saída limpa" e procurar uma nova relação comercial com o bloco europeu. Segundo a imprensa inglesa, são 12 passos com uma só mensagem: o Reino Unido não quer ficar metade fora e metade dentro(já volto ao tema porque entrevistámos a mulher que quer travar o processo)



Também hoje, o Parlamento Europeu elege o seu novo presidenteVamos acompanhar aqui, ao longo do dia, a maratona para a eleição do sucessor de Martin Schulz.



Só um último dado nacional: ontem chegou a confirmação final do valor da indemnização paga pelo Embaixador do Iraque ao jovem agredido em Ponte de Sor no acordo extrajudicial. Tal como o Observador tinha avançado sexta-feira, foram 40 mil euros mais despesas médicas.





Outra informação relevante

A polémica da Taxa Social Única tornou-se um verdadeiro TSUnami. A taxa que já pôs o país a gritar nas ruas, era usada antes como medida de estímulo ao emprego, mas desde 2010 que serve de moeda de troca no aumento do salário mínimo. As polémicas e contradições da mal amada TSU, o que está em causa no tema do momento, quem a defende e quem a contesta e porquê, num trabalho da Rita Dinis.


Ontem, houve uma maratona de declarações e decisões. O Governo, sem plano B para compensar os patrões, reuniu com a Concertação Social, que hoje emitirá um comunicado: a aposta é numa divisão no Parlamento. Pelo meio, um conselho de Ministros eletrónico aprovou o decreto da TSU, que seguiu para promulgação de Marcelo, que também vai reunir esta semana com os parceiros. Entretanto, a CGTP pediu o veto presidencial, o CDS sugeriu que vai votar contra, o Bloco elogiou a posição do PSD e  os Verdes, apesar de denunciarem que o acordo de apoio ao Governo foi violado, não vão fazer nada. Ah, e Costa diz que está tudo bem na 'geringonça'.



Ferro Rodrigues não quer alargar o objeto da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos pedido pelo PSD. Os sociais-democratas propuseram que o inquérito abrangesse também o plano de recapitalização em curso. O presidente da Assembleia da República solicitou um parecer da auditora jurídica do Parlamento.



Ainda na banca: na OPA da CaixaBank ao BPI quem mais vai perder são os trabalhadores. Metade dos 84 milhões de cortes será com funcionários. Os espanhóis oferecem 1,134 euros por ação.



Com tanto a acontecer no setor bancário, a agência de rating Standard & Poor’s espera que a banca portuguesa mantenha prejuízos em 2016, pelo sexto ano consecutivo. A S&P reviu em baixa a sua tendência para os bancos nacionais, que passou de positiva para estável.



A Uber e a Cabify vão reunir com os grupos parlamentares do Bloco de Esquerda e do PCP.  Em causa está a polémica proposta de lei para regulamentar a atividade destas plataformas de transporte.



O FMI reviu em alta o crescimento esperado para a economia norte-americana devido ao efeito Trump. Mas as perspetivas para a economia mundial não foram alteradas.



Ainda Trump, porque a semana é dele. Ontem o presidente americano eleito homenageou Luther King, depois de ter atacado um outro ícone dos direitos civis, John Lewis. E viu a CNN recuperar palavras suas de 2014, quando classificava a Rússia como "o maior problema dos EUA".



Acabo este bloco com uma boa notícia: Miguel Amaro, o fundador português da Uniplaces, está entre os jovens com menos de 30 anos distinguidos pela Forbes. Para a prestigiada revista. ele é um dos jovens sub 30 a acompanhar na área da tecnologia.






A nossa Opinião




Os nossos Especiais

4 entrevistas imperdíveis: 


Gina Miller é o rosto da luta contra o Brexit. Nascida na Guiana, investidora da City, ela foi para os tribunais para exigir

que o governo britânico fosse obrigado a pedir autorização ao Parlamento para acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa. Ganhou. Mas a vitória final demora. Hoje Theresa May vai explicar os detalhes da saída do Reino Unido da UE. Gina quer mais, muito mais, discussão sobre o tema, como diz em entrevista à Ana França. 


Escapou ao atentado contra o Charlie Hebdo e é hoje uma das mulheres mais protegidas de França depois de escrever um pequeno livro crítico para o Islão. Em entrevista ao César Avó, a jornalista franco-marroquina Zineb El Rhazoui fala da sua luta contra o que chama de "fascismo islâmico".



André Akkari começou a jogar póquer em 2005 e é hoje um dos seus maiores embaixadores no Brasil e na America Latina. Ele, que garante ao Miguel Santos que o jogo precisa de "samba" e "ginga", já pagou a casa e a escola das filhas à conta dos ganhos na mesa verde.



Amy Cole é a responsável pelo desenvolvimento da marca Instagram. À Ana Pimentel, explica que o Instagram redefiniu a forma como as pessoas se expressam e que as redes sociais transformaram a publicidade.




Notícias surpreendentes

O Porto discutiu se a cidade pode existir sem os seus cafés e lojas históricas, como o Majestic ou o Guarany. Em causa a lei que quer proteger os negócios que fazem parte da identidade da Invicta.


Quais foram as equipas que conseguiram estar a ganhar na Luz por 3-0 aos 30 minutos? Há quanto tempo o Sporting não vence em Chaves? Estes e outros números da jornada em que o FC Porto avançou na tabela são analisados no vídeo dos Números do Tovar. Pelo próprio.









O arquipélago Mergui, em Mianmar, pode ser um dos últimos paraísos na terra. Continua completamente virgem, sem qualquer infraestrutura turística e só lá se chega de barco.



Do paraíso para o inferno: a vida nas ruas retratada da forma mais crua que pode existir. São assim as fotos de Mikael Theimer tiradas em Montreal aos sem abrigo que deambulam pela cidade canadiana. Um choque no estômago, para ninguém ignorar.



Também não pode ignorar todas as notícias que o Observador lhe vai dando ao longo do dia. Por isso, vá passando por cá

Tenha uma sexta feira feliz e produtiva 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário