terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A poucos dias de tomar posse, Trump já bateu um (mau) recorde

Resultado de imagem para A poucos dias de tomar posse, Trump já bateu um (mau) recorde

Duas sondagens hoje publicadas colocam Donald Trump como o mais impopular Presidente eleito dos Estados Unidos nos dias que antecedem a tomada de posse, apesar de ter convencido a maioria dos norte-americanos da sua capacidade para criar empregos.

Desde que foi eleito, em novembro, várias grandes empresas anunciaram a abertura de fábricas ou a criação de milhares de empregos em território norte-americano: Carrier, Ford, Fiat-Chrysler, General-Motors, SoftBank/Sprint, Wal-Mart e Amazon.
Numa sondagem publicada hoje pela CNN, 61% dos inquiridos consideram provável que Trump consiga criar emprego nas regiões mais necessitadas.
Noutro estudo, publicado pelo Washington Post -- ABC News, 60% dos inquiridos espera que o novo Presidente faça um bom trabalho em matéria económica.
Mas, em termos mais gerais, os inquiridos manifestam desconfiança em relação ao exercício do poder pelo sucessor de Barack Obama.
Com 40% de opiniões favoráveis, Donald Trump está cerca de 20 pontos percentuais abaixo dos três últimos antecessores e 44 pontos percentuais abaixo de Obama, quando este se preparava passa assumir o cargo, em 2009.
Obama tinha então uma taxa de aprovação de 84%, Bill Clinton, em 1992, tinha 67%, e George W. Bush, em 2001, 61%, segundo a CNN.
Os 40% de opiniões favoráveis, contra 54% de desfavoráveis, tornam-no o mais impopular desde pelo menos Jimmy Carter, que iniciou funções em 1977.
Questionados, para a sondagem CNN/ORC, sobre se estão confiantes de que Trump vai tomar as decisões corretas para o futuro do país, 38% dizem ter bastante ou muita confiança e 61% alguma ou nenhuma confiança.
Donald Trump reagiu a estes estudos no Twitter, afirmando: "As mesmas pessoas que fizeram sondagens falsas nas eleições, e que estavam tão erradas, fazem agora sondagens de popularidade. Estão falsificadas, como antes".
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário