segunda-feira, 13 de março de 2017

360º - Populismos, os números das offshores e corações artificiais

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Carlos Costa já está a defender publicamente a atuação do Banco de Portugal no caso BES, antes de ir ao Parlamento. Em entrevista ao Público, o governador garante que só não retirou a idoneidade a Ricardo Salgado porque legalmente "não o podia fazer".

António Domingues, que durante três turbulentos meses foi presidente da Caixa Geral de Depósitos, regressa à Nos como administrador não executivoDomingues tinha sido um representante do BPI na empresa.

O filho de Kim Jong-nam, irmão do líder norte-coreano assassinado na Malásia, publicou um estranho vídeo na Internet. Nele, aparece a desejar que a "situação melhore em breve". Nas imagens, há duas censuras explícitas: é colocada uma tarja preta sobre o passaporte que mostra para a câmara e o som desaparece quando ele agradece a alguém pela sua segurança.


Informação relevante
A diretora-geral de Impostos, Helena Borges, foi ontem falar ao Parlamento sobre o caso das offshores. E levou números interessantes sobre as 20 declarações onde foram identificadas falhas de quase 10 mil milhões de euros:

  • 18 foram já entregues em 2015 e 2016;
  • 11 foram entregues ainda antes das eleições legislativas de outubro de 2015;
  • Sete foram entregues já depois das eleições;
  • Quatro foram entregues com o atual Governo já em funções;
  • E três das 20 declarações representam cerca de 80% dos quase 10 mil milhões em causa.
Ontem, os deputados decidiram por unanimidade que os ex-ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque devem ser ouvidos com urgência sobre as offshores.

Mais novidades sobre o incompreensível caso da conferência cancelada de Jaime Nogueira Pinto:
Helena Matos já escreveu um artigo de opinião sobre a polémica no Observador: "Não foram as ameaças a impedir a conferência de Jaime Nogueira Pinto. Foi o medo. Foi a conivência. Foi o reconhecimento da superioridade da extrema-esquerda. Caso Jaime Nogueira Pinto tivesse sido ameaçado por ultras de direita, neste momento a sua conferência não só teria lugar como até aconteceria num espaço mais solene".

A acusação da Operação Marquês está por dias, mas ainda surgem novos arguidos: agora foi a vez da holding do grupo Lena e do seu presidente, Joaquim Conceição.

"Não é um passe de mágica", garantem os médicos, mas parece: ontem foi anunciada a realização do primeiro implante de coração artificial em Portugal. O cirurgião José Fragata explicou a decisão: "Para este senhor tínhamos duas alternativas: deixá-lo entregue à sua sorte ou implantar-lhe um coração artificial que fica dentro dele e ligado por um cabo ao exterior".

Mas, afinal, como é que se remenda um coração partido? O Observador publica um longo texto onde se conta a história dos corações artificiais, desde o primeiro modelo até ao que foi implantado esta segunda-feira em Portugal.

O Wikileaks continua a tirar horas de sono aos espiões americanos. Ontem, divulgou documentos que mostram como a CIA conseguia aceder a iPhones e outros telemóveis, a televisões inteligentes com Internet da Samsung e a aplicações supostamente invioláveis como o Whatsapp e o Telegram. O The New York Times chama-lhe "a maior fuga de documentos da CIA da História".

Continuam a surgir notícias sobre a relação peculiar de François Fillon com o dinheiro. Sabe-se agora que o candidato da direita francesa às presidenciais  “não achou necessário” declarar um empréstimo de 50 mil euros (sem juros) que recebeu de um empresário em 2013.

Hoje é Dia Internacional da Mulher e um estudo europeu defende que, se existisse igualdade de género na União Europeia, poderia haver até mais 10,5 milhões de novos empregos e um aumento de quase 10% do PIB por pessoa.


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a "Fenomenologia do descabelamento": "O que os ataques descabelados a Teodora Cardoso e a Carlos Costa mostram é que em Portugal os actores políticos não sabem lidar com os checks and balances próprios de uma democracia adulta".

Maria João Marques escreve sobre a direita e as mulheres: "Há cada vez mais mulheres à minha volta – regra geral de direita – que perderam a paciência para o tratamento da ora invisibilidade ora maternidade que a direita nos tem dado. Mas há sinais animadores".

Manuel Villaverde Cabral escreve sobre a União Europeia: "Voluntariamente ou não, é como se Juncker lançasse a esponja ao chão, obrigando-nos a pensar naquilo que europeístas a cem-por-cento como eu sempre quisemos considerar impensável."


Os nossos Especiais
“Os populistas põem o povo ‘puro’ contra a elite ‘corrupta'”, diz o politólogo holandês Cas Mudde, que acaba de lançar em Portugal o livro Populismo – Uma brevíssima introdução. O académico, que esteve em Lisboa a participar numa conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos, falou com o João de Almeida Dias sobre Trump, sobre Geert Wilders, sobre Marine Le Pen, sobre Alexis Tsipras e outros.

Mais uma entrevista essencial: Xavier Rodríguez-Martín, catalão, antigo presidente da Oni, falou com o Edgar Caetano sobre a economia portuguesa. Principal conclusão: “Eu costumo dizer que Portugal é um país ótimo para as crianças e para os velhos. Porque tem uma qualidade de vida extraordinária. O problema, muitas vezes, é o que está no meio".


Notícias surpreendentes

São Miguel, Braga, Chaves, Porto, Armação de Pêra, Lisboa - são 25o desenhos de cidades de todo o país, editados agora em livro. Portugal por/by Urban Sketchers junta 90 ilustradores e aqui pode ver alguns dos seus trabalhos.

Esta primavera, os mocassins vão perder a parte de trás e transformar-se numa espécie de chinelos de quarto. É para calçar e para sair à rua.

Está aí a chegar a Lisbon Cocktail Week, que acontece de 21 a 29 de abril. Entre as 18h e as 23h, 62 bares disponibilizarão três a quatro cocktails e quem pagar um bebe dois. Quer saber mais detalhes? É para isso que o Tiago Pais está aqui.

Talvez ainda seja cedo para cocktails (talvez...) mas, de qualquer forma, fica já com a informação para começar o dia. E já sabe que nós vamos estar sempre aqui com as últimas informações, mesmo as não alcoólicas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário