Os 43 anos do 25 de abril foram comemorados em Mira, por iniciativa da edilidade presidida por Raul de Almeida, com uma homenagem a todos os autarcas que, desde há 40 anos, ou seja desde 1977 até hoje, serviram Mira e as suas freguesias.
Autarcas eleitos nas listas do PSD, do PS, do CDS, da CDU e do MAR foram assim os heróis desta jornada que engalanou o Jardim Municipal de Mira junto ao monumento que recorda a homenagem a José Afonso e Adriano Correia de Oliveira que várias organizações locais, regionais e nacionais, e entre elas a Câmara Municipal de Mira, levaram a cabo em 2012.
Mário Maduro, presidente da Assembleia Municipal de Mira, referiu que comemorar o 25 de abril “é festejar as suas conquistas e em especial os 40 anos do Poder Local” é recordar que “cultivámos as diferenças” tendo em conta “o desenvolvimento do concelho”.
Maria Arminda Pimentel, ex-presidente da Assembleia Municipal, criticou “o pouco civismo” de algumas pessoas que, disse, “não apareceram aqui quando foram convidadas”. Frisou ainda que “o concelho desenvolveu-se com a dedicação de todos os autarcas”.
João Cupido, ex-presidente da Câmara Municipal, disse que “ o 25 de abril trouxe mudanças” tendo realçado “as escolhas livres dos autarcas e a autonomia dos municípios”. Lembrou o falecido autarca Mário Ferreira Maduro honrando a memória de um homem que esteve na origem “de muitas obras que foram iniciadas e que hoje estão à vista de todos” e mostrou-se insatisfeito pela “falta de meios e de fundos” existentes na altura.
Raul de Almeida, edil mirense, lembrou “o início da democracia em abril de 1974” que originou, em 1976, que o povo pudesse “escolher livremente quem queria que comandasse os destinos das autarquias”. Referiu os 100 anos dos paços do concelho e as comemorações que vão acontecer este ano em várias vertentes e agradeceu a todos aqueles que “contribuíram para o desenvolvimento e progresso de Mira”.
Mostrou-se apologista dos “consensos” para, frisou, “responder aos muitos desafios que temos pela frente” tendo salientado o turismo, a água e o lixo com o alguns itens desses desafios.
Todos os autarcas presentes ou quem os representou, no caso dos autarcas falecidos, foram chamados e receberam a saudação do presidente da edilidade bem com uma prenda alusiva.
A falta de Rocha de Almeida e de João Reigota, ex-presidentes da edilidade, bem como de alguns outros autarcas, foi bastante notada.
Para autarcas das várias forças politicas ali representadas, ouvidos por nós, a ideia de homenagear os ex e atuais autarcas foi positiva.
António Veríssimo

continua...