terça-feira, 25 de julho de 2017

Eu, Psicóloga: Decepcionado? Entenda porque isso acontece e saiba como lidar.



Todos nós iremos nos decepcionar em algum momento da nossa vida. lSeja por uma paixão não correspondida, uma entrevista de emprego que não deu certo, um amigo que quebrou uma promessa. Seja qual for a situação, no final temos o mesmo resultado : as coisas não funcionaram como esperávamos e nos sentimos decepcionados. 

Como uma emoção,  podemos  descrever a decepção como uma forma de tristeza - um sentimento de perda, um vazio  desconfortável (ou um buraco doloroso) entre nossas expectativas e a realidade. A decepção ocorre  quando acreditamos que  alguém deve fazer o que esperamos ou devemos ter algo para sermos felizes.   

Por outro lado, embora a decepção  seja algo desagravei , ela nos dá a oportunidade de nos conhecermos melhor, descobrirmos o que de fato nos faz em felizes , além de conhecermos melhor os outros. Pensando no aprendizado que podemos ter em momentos como esse , separei três pontos que irão nos fazer  refletir e que estão ligados aos motivos do porque muitas vezes nos decepcionarmos com o outro ou com a situação. Eles poderão te ajudar a entender o que está acontecendo , o  que você realmente quer e você poderá se reencontrar.

1- Aprendemos  a acreditar que apenas uma  coisa ou algo pode nos deixar felizes.

A exposição às mensagens da mídia nos ensina a associar a felicidade com certas coisas (como objetos caros, pessoas bonitas e títulos importantes). Então, podemos desenvolver  idéias bastante fixas sobre o que nos fará felizes e, eventualmente, nossas mentes estará formada para acreditar que só seremos felizes se conseguimos essas coisas. 

Nós acreditamos equivocadamente que é “O QUE” nos vai fazer felizes e quando não entendemos, ficamos  desapontados. Pesquisas afirmam que não há garantia de que, se você conseguir as coisas que deseja, você será feliz - na verdade, há um pouco de evidência no contrário. Dúvida? Quantas pessoas famosas você já ouviu falar que tiraram a sua própria vida? Mesmo depois de terem conquistado todo sucesso.p, fama e dinheiro?

A  satisfação obtida com coisas  é muito curta e temporária. As experiências quando conseguimos aprecia-las e sentimos o que está acontecendo no momento têm um efeito muito mais duradouro sobre a nossa felicidade geral. E, o grande benefício disso é que você pode começar a aproveitar o momento presente a qualquer momento - e é grátis! Concentre-se em como você quer sentir no momento - ao invés de como você acredita que vai sentir uma vez que você obtém o que deseja desesperadamente. 


2- Acreditamos que uma determinada pessoa é a única que pode satisfazer nossos desejos.

Um equívoco comum é acreditar que se nos encontrarmos com "a pessoa certa"  todo o resto em nossas vidas ira dar certo e seremos felizes para sempre. Isso não te parece um conto de fadas? Aprendemos a atribuir alguns bons atributos pessoais a determinadas pessoas e por tabela, acrescentamos outros inexistentes. Essa deturpação é chamado de Efeito “Halo” ( auréola em inglês). 

É provável que acreditemos que a pessoa possui várias  qualidades positivas (como ser rico, confiável, inteligente, sexy e divertido), mas tudo o que realmente sabemos sobre essa  pessoa é que ela é alta e bonita. Com isso, ficamos profundamente decepcionado quando percebemos que a pessoa não era aquilo tudo que imaginávamos que ela fosse. Ela não corresponde às nossas expectativas. Expectativas essas que só existiam na nossa mente.


Esse desejo, de termos nossas necessidade correspondidas de acordo com as nossas expectativas, remonta a nossa infância, onde quando éramos bebês e crianças, nossos caprichos e desejos eram saciados. Se a criança não teve a experiência da frustração ela crescerá e de forma inconsciente buscará essa realização em seus relacionamentos e no outro. 

A chave para sair dessa situação , em primeiro lugar é a aceitação de que o outro erra e que ele não está ali para realizarmos seus desejos e vontades. Depois, você terá que se conhecer, saber como e o que você quer sentir em um relacionamento e se concentrar nisso ao invés de como você pensa que a outra pessoa deveria ser . Você pode querer se sentir à vontade, interessado e engajado. Então, em vez de pensar: "Ela deveria estar interessada ​​em mim e me envolver e me fazer rir", pense em ser interessante, envolvente e de bom humor. É uma simples mudança na intenção que pode salvar um encontro  das garras do desapontamento. Ao se concentrar em você e no que você quer, ao invés de ficar esperando que o outro te faça feliz, ou corresponda tudo o que você imaginou, você terá menos chance de se desapontar. Lembre-se, não devemos dar para o outro a chave da nossa felicidade. Somente nós podemos fazer isso. 


3- Estabelecemos um limite de tempo possível e aceitável que para obter o que queremos.

Nossas expectativas sobre quando as coisas devem acontecer são influenciadas pelas normas sociais. Existem regras não ditas  que supostamente deveria levar um determinado tempo para acontecer.  Até uma certa idade você deve casar, at outra se formar, conseguir o emprego dos sonhos, o primeiro milhão e assim vai. Dessa forma, colocamos nossos objetivos em uma linha de tempo, que deve ser seguida, de forma lógica e determinada pela sociedade. Muitas vezes, avaliamos nosso sucesso com base em como nossos colegas estão fazendo; Isso é chamado de comparação social. 

Nós nos comparamos com aqueles que têm os mesmos objetivos e são semelhantes em idade , condição social , dentre outras coisas,. As redes  sociais cada vez mais tem alimentado  as comparações sociais. Então, se  não cumprimos esses prazos e paralelamente observamos que outros alcançaram seus objetivos mais rapidamente - podemos nos decepcionar - e de fato isso tem acontecido- e acabamos desencorajados e acabamos desistimos. É importante lembrar que esses limites de tempo são impostas, de forma arbitrárias e muitas vezes pouco realistas.

A chave novamente é se conhecer . Não adianta você querer se comparar com as conquistas do outro. Às vezes a conquista do outro nem é algo que você quer para a sua vida. Resultados nem sempre são indicadores de sucesso. Foque no seu processo, no seu tempo e no aprendizado que você está tendo. Demorar para chegar não quer dizer que você não irá conseguir chegar lá. Cada um tem o seu tempo, a sua forma de lidar e suas prioridades. O que é importante para você pode ser irrelevante para o outro. 


Para finalizar, devemos sempre nos lembrar que as expectativas que criamos dos outros e das situações, são nossas. O outro não é obrigado a entender e tão pouco satisfazer a essas expectativas , muitas vezes surreais e idealistas. Se aceitar como você é, com seus defeitos e qualidades , respeitar o seu tempo e nos concentrarmos no processo e nas coisas em si ajudará a diminuir a frustração. Assumir a responsabilidade de que é você o responsável por sua vida, suas escolhas e sonhos, fará com que você tire  o peso da responsabilidade ilusória que nos colocamos sobre os ombros dos outros e assumamos o controle das nossas vidas. 

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário