terça-feira, 25 de julho de 2017

Enfermeiros suspendem greve e protesto

Resultado de imagem para Enfermeiros suspendem greve e protesto
Os enfermeiros decidiram suspender a greve de zelo e o protesto contra o não pagamento do trabalho especializado, devido ao compromisso do Governo de iniciar negociações com os sindicatos.
Os enfermeiros estavam em greve de zelo desde maio, sendo que os especialistas em saúde materna e obstétrica não prestavam cuidados diferenciados desde o início de julho, em protesto contra a falta de pagamento da especialização.
Uma segunda greve, de cinco dias, abrangendo todos os enfermeiros, começava em 31 de julho, mas foi também desconvocada.
Em declarações à Lusa, um dos dirigentes da Federação Nacional de Sindicatos de Enfermeiros, José Azevedo, justificou a decisão com o "acordo de princípio" assumido hoje pelo Ministério da Saúde, após uma reunião, para "começar a negociação" de matérias como promoções e progressão da carreira, horários de trabalho e tabela salarial.
O porta-voz do movimento Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, Bruno Reis, que participou na reunião enquanto observador, adiantou que os profissionais que representa retomam o trabalho dado o compromisso de "calendarização negocial" de questões como a categoria de enfermeiro especialista e a correspondente "revalorização salarial".
Ordem dos Enfermeiros saúda abertura negocial do Governo
Entretanto a bastonária da Ordem dos Enfermeiros saudou o início das negociações entre Governo e sindicatos em matérias laborais como a revisão da carreira, e que levou à suspensão de protestos.

Fonte: Lusa
Foto: Orlando Almeida / Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário