segunda-feira, 23 de outubro de 2017

360º - PPD, fantasias e Sócrates, o que disse Santana nas entrelinhas; e o "fogo homérico e desastroso em 2030" que especialistas estão a prever

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

Foi um fim de semana de eleições. Volto ao Japão, onde Shinzo Abe foi reeleito no cargo de primeiro-ministro, podendo agora mudar a Constituição; na Argentina, a coligação liderada pelo atual presidente, Mauricio Macri, também deve sair vencedora; na República Checa, é a populista Aliança dos Cidadãos Descontentes, do milionário Andrej Babis, quem deverá ganhar.

Um grupo de mulheres vai apresentar queixa contra o juiz que desculpou um caso de violência doméstica com o adultério. A reação vem contada no Público, depois do acórdão polémico do Tribunal da Relação do Porto ter sido divulgado pelo JN.

Mais um oficial e dois agentes da PSP do comando da Amadora foram acusados de violência pelo Ministério Público. Segundo o DNterão agredido violentamente um homem em pleno tribunal.

Há um novo caso a assombrar Roman PolanskiMarianne Barnard diz que foi violada pelo realizador numa praia em Malibu quando tinha apenas 10 anos e criou uma petição para fazer com que a Academia de Hollywood o expulse. É a quinta mulher a acusá-lo.


Outra informação importante 

E o que acharam os especialistas do pacote de medidas aprovado pelo Governo após as tragédias dos incêndios? Dizem que falta mudar a raiz do problema, a gestão do mundo rural, e que atirar dinheiro para cima dos problemas não chega. Henrique Pereira dos Santos é mesmo catastrófico: afirma que foi dado apenas “o tiro de partida para o fogo homérico de 2030, o primeiro passo concreto para um fogo absolutamente desastroso” daqui a 20 anos. 

Nas reações ao que foi decidido em Conselho de Ministros, há a registar que Marcelo elogiou a rapidez das decisões, mas disse querer os deputados no terreno para terem a "extrema" noção do que aconteceu, e que o PSD apressou-se a anunciar que podem contar com o partido para aprovar e apoiar estas propostas. Já PCPBloco e CDS também aplaudiram, mas com se's....

Apesar de todos os recuos de António Costaincluindo o mea culpa pela falta de emoçõesMarques Mendes acha que o primeiro-ministro ficou marcado politicamente, mas que a relação com um Presidente que "mostrou o seu outro lado" não mudará assim tanto. Marcelo que continua no terrenoas suas fotos a confortar as vítimas dos fogos comovem o mundo.

Falta agora, uma vez mais, divulgar a lista das vítimas(cinco estão por identificar). Eis o que sabe dos mais 44 mortos do fim de semana que voltou a deixar o país de negro e que agora se manifestou sem calar a revolta.

No futebolSporting e FC Porto golearam e o Benfica também venceu com tranquilidade. Com tudo na mesma na frente da classificação, sobram os detalhes da jornada: os encarnados viram falhar o vídeo-árbitro num jogo com dois penáltis e a polémica instalou-se: o Sporting falou em "Ferrari vermelho", mas o Benfica responde à letra. Nota ainda para como os sportinguistas aplaudiram o regresso goleador de Bas Dost, enquanto os portistas perguntaram quem é José Sá, o substituto de Casillas

Inédito: pela primeira vez um português venceu um Grande Prémio de Moto2. O triunfo de Miguel Oliveira na Austrália fê-lo também subir ao terceiro lugar no Mundial.

Na Fórmula 1, Lewis Hamilton somou a nona vitória da época nos EUA e alargou para 66 pontos a vantagem para Vettel. O xeque mate para o quarto título deve acontecer no México.

Na ONU, houve um recuo de bom senso. Depois de Robert Mugabe ter sido eleito (inexplicavelmente) embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde, as críticas generalizadas contra o ditador do Zimbabué levaram à sua desnomeação pelas Nações Unidas.

Em Espanha foi um sábado tensoRajoy fez mesmo explodir a bomba atómica, aplicando pela primeira vez o artigo 155 da Constituição espanhola que retira autonomia à Catalunha: o governo regional catalão será demitido e marcadas eleições regionais no prazo de seis meses. Mas a resposta catalã, para além dos protestos de milhares nas ruas de Barcelona, foi mais suave que o esperado: Carles Puigdemont tem agora uma semana para anunciar o que fará o "seu" parlamento. 

Mas em Espanha houve também um caso insólito que marcou o fim de semanaUm português que seguia num carro roubado foi perseguido pela polícia, fugiu em direção à residência oficial da família real - e entrou. Depois desapareceu. Até um helicóptero foi chamado para o apanhar.

Os nossos especiais
É uma revienga do Questões de Forno Interno. O Rui Miguel Tovar foi ao Funchal entrevistar Alberto João Jardim e deixar em descanso por uma semana os protagonistas da bola. E ele falou-lhe de tudo, da infância aos tempos actuais, de João Paulo II a Chissano, passando por Salazar. Frase para guardar: "Vivo como gosto. Procuro é que ninguém me contrarie nem me chateie”.

Fez 50 anos no sábado que Caetano Veloso e Gilberto Gil criaram o movimento que haveria de mudar para sempre a música brasileira (e a do mundo). O Luís Freitas Branco fez agora o percurso pelos locais do Tropicália e lembra o momento de pânico que marcou aquele dia 21 de outubro de 67.


A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre as reações à moção de censura do CDS: "Para PCP/BE, cortes salariais são inaceitáveis e merecem moção de censura. Mas falhar na protecção da população não merece e quem a propõe é “grotesco”. O acesso ao poder faz, vê-se, toda a diferença".
  • João Carlos Espada escreve sobre as eleições na República Checa: "Não é normal nem desejável a súbita ‘revolução’ nos sistemas partidários a ocorrer na Europa. Esta é razão adicional para saudar a intervenção de Marcelo, bem como a moção de censura proposta pelo CDS".
  • Helena Matos escreve sobre os incêndios em "O meteorologista já chegou a São Bento?": "A tragédia deste Verão não tornou mais frágeis os acordos PS, BE e PCP. Pelo contrário, deu aos seus protagonistas o cimento mais poderoso de qualquer ligação: o medo. Só a meteorologia os assusta".
  • João Marques de Almeida escreve sobre os efeitos que os incêndios podem ter nas próximas legislativas: "Depois do que aconteceu na última semana, o resultado das próximas eleições está agora em aberto. Se a geringonça falhar, só há uma alternativa política: a direita. Não será certamente o centro".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre António Costa: "O que não faz sentido é que o dr. Costa se julgue no direito de governar pessoas minimamente saudáveis ou de conviver com elas. Como não faz sentido que esta apatia com fronteiras se suponha um país".
Notícias surpreendentes
Chamam-lhe o pai dos vinhos do Alentejo: João Portugal Ramos celebra 25 anos de carreira. A Ana Cristina Marques conta qual é o legado do homem que come o que caça e bebe e que ia trocando as uvas pelas ameixas.

É uma das tendências dos nossos dias: viver só. Haverá quase 300 milhões de pessoas a viver sozinhas e as campeãs são as mulheres. Mas quais são os prazeres e as compensações de uma vida solitária? A Joana Emídio Marques responde.

Ainda há quem acredite que o Homem nunca foi à Lua, e que a Terra não é redonda. O rapper B.o.B. começou uma angariação de fundos para provar que o nosso planeta é plano. Os astronautas já lhe disseram que têm provas que a Terra tem curvas. Mas há 6 formas de as ver sem ir ao espaço, certo Marta Leite Ferreira?

O fim de semana foi de Portugal FashionHouve desfiles e desfiles, muito trabalho nos bastidores estilo para dar e vender, como viu o Mauro Gonçalves.


Quando se volta a falar do muro de Trump (já há protótipos apresentados), é o momento certo para lembrar a simplicidade das fronteiras pacíficasUmas são apenas estradas de pedras, outras rios e lagos de rara beleza.

Agora que já lhe dei o principal da informação da manhã e o resumo das notícias do fim de semana (além de uns bons artigos para ler com tempo), é tempo de enfrentar uma nova semana. Estaremos sempre a actualizá-lo no Observador. 

Boa segunda feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário