segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tomada de Posse do Executivo da Câmara e da Assembleia Municipal

Tomaram posse, no passado sábado, o Executivo e a Assembleia Municipal de Mira, eleitos no sufrágio do dia 1 de Outubro.
Com um Salão Nobre pequeno para tantos que quiseram comparecer à solenidade, primeiro Raul Almeida e depois todos os demais membros prestaram juramento e assinaram seus nomes cumprindo, desta forma, o que estabelece a lei e, principalmente, deram por iniciada uma caminhada bastante exigente a todos os níveis nos próximos 4 anos... principalmente, após o incêndio que colocou em risco vidas humanas, habitações, empresas - algumas, infelizmente, bastante afetadas - e empregos diretos e indiretos.
Haverá muito por fazer nos próximos 48 meses. As metas estão traçadas, os objetivos devidamente delineados e resta a todos, oposição incluída, encontrarem respostas rápidas para tal drama, para que os munícipes possam olhar o futuro com mais segurança.
Raul Almeida fez um discurso centrado nos problemas causados por aquela noite de triste memória. Ao mesmo tempo que agradeceu o empenho de todos, não deixou de fazer um reparo ao Poder Central:
"Este é o momento de transformarmos as dificuldades e a tragédia em oportunidades. Não obstante entidades da Regionais reconhecerem que somos um dos concelhos mais afetados da Região, até ao momento, não houve da parte de qualquer membro do Governo de Portugal nem uma simples chamada telefónica a perguntar o ponto desta situação calamitosa. Merecemos respeito e exigimos apoios. Somos filhos deste nobre país que se chama Portugal que deve respeitar todos os seus filhos e não apenas alguns".
De seguida, fez questão de garantir que as promessas eleitorais são para cumprir, apesar de tudo o que aconteceu: 
"Apesar da tragédia, não nos vamos esquecer do nosso programa eleitoral, nem dos compromissos que assumimos com os Mirenses. Obviamente que a prioridade, no imediato, é a de restabelecer a normalidade do nosso Concelho.
Assim, temos que preparar o Concelho para a próxima década e ajustar e executar o nosso programa para os próximos 4 anos, pois estes são importantes para consolidar o nosso processo de desenvolvimento e, por isso, temos de aproveitar ao máximo as oportunidades dos apoios comunitários elaborando projetos enquadráveis no Portugal 2020 e trabalhar já a pensar no próximo quadro comunitário de apoio. A modernização, renovação e expansão das redes de saneamento básico e de abastecimento de água e a recolha de resíduos são e serão sempre prioridades, tal como, o desenvolvimento económico, a requalificação urbana e a preservação dos nossos valores culturais, patrimoniais e ambientais.
Vamos afirmar Mira no contexto regional e nacional. Fomos e vamos continuar a ser palco de grandes acontecimentos nacionais e internacionais.
Continuaremos a dinamizar, desafiar e a motivar a economia local, pois, estará sempre presente nos nossos objetivos atrair e fixar investimento, assim como, criar oportunidade de emprego e garantir melhores condições de vida aos Mirenses, porque não há territórios apetecíveis e com boas condições de vida se não dispuserem de investimento e de emprego. Como será sempre, também, nossa a preocupação e prioridade tratar bem e olhar para as necessidades dos nossos empresários, motivá-los, oferecendo-lhes bons e adequados espaços, boas redes de infraestruturas, de acessibilidades e de equipamentos, assim como, adequado e firme acompanhamento dos processos de licenciamento administrativo. E nunca, mas nunca, deixaremos de procurar seduzir e atrair novos investimentos, geradores de mais e melhor emprego.
Vamos também, afirmar o turismo e um território de recreio e de lazer acessível a todos e a tempo inteiro, dando continuidade ao caminho iniciado nestes últimos 4 anos em que criámos condições para combater a sazonalidade. Queremos, desejamos e vamos lutar por construir um território competitivo, no domínio do Turismo, do recreio e do lazer.
Agora, mais que nunca, iremos reabilitar e dinamizar os nossos sítios e as nossas terras. Vamos continuar a intervir, a requalificar e a transformar os nossos lugares e as nossas terras, executando mais passeios, plantando mais árvores, melhorando as infraestruturas e embelezando os nossos jardins e os nossos largos. Queremos, desejamos e vamos trabalhar para ter as nossas terras mais nossas, mais agradáveis e mais bonitas.
Assumo o compromisso de qualificar os espaços públicos e as acessibilidades para todos, pois, os espaços públicos são destinados, preferencialmente, para as pessoas, porque constituem lugares de fruição, de encontro e de sociabilização.
Comprometo-me a construir e a modernizar as redes de infraestruturas, pois considero que estas são fundamentais em qualquer território que se deseje qualificado. Temos melhorado e vamos continuar a melhorar os serviços e a cobertura das redes de abastecimento público de água e de saneamento básico. Eficiência, modernização e taxa de cobertura serão as nossas prioridades. Tudo faremos para assegurar os necessários financiamentos para estas obras, bem como, para uma gestão eficaz dos diversos sistemas. E, nesse sentido, vamos construir um ECOCENTRO, como centralidade de uma rede de recolha de resíduos".
Garantindo, por fim, que "Não há um bom governo, sem uma boa oposição", o edil reeleito deu um sinal de que conta com esta para que o progresso de Mira seja uma realidade dentro de alguns anos.
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário