segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Editorial | Amizade pelo respeito

Por vezes entra-nos pelos ouvidos adentro: com respeito ao respeito, já não existe respeito nenhum, nem por ninguém.

Respeitar alguém deve ser de livre e espontânea vontade, afinal respeito é algo natural que nos acompanha desde o berço e não se baseia em imposições, pelo menos assim devia ser, mas, no nosso dia-a-dia somos confrontados com o seu contrário, com tudo ao que é contra ao respeito. A notória falta de respeito choca com os nossos olhos.

Ser tolerante, paciente, e promover o que deseja para si em relação aos outros é a essência do respeito e o caminho para a dignidade. Se observarmos alguém defensor acérrimo destes princípios, possivelmente somos levados a pensar que temos pela frente uma pessoa ingénua, porque nos dias que correm é impossível ser tolerante, pugnar pela dignidade integral. Devemos ter coragem para dizer não ao autoritarismo.

Respeitar uma pessoa não é por amizade, vai muito além disso, pois o respeito envolve educação e responsabilidade para com todos os cidadãos. Os nossos idosos ainda são defensores: “meu caro, se queres ser respeitado, dá-te ao respeito, ok”? Verdade cristalina. 

Com respeito ao respeito, cada vez temos menos respeito pelo nosso próximo, basta ouvirmos os políticos acusando-se uns aos outros, vale tudo e de tudo, são piores que as peixeiras. Quem já não se lembra da Assunção Cristas mandar calar o primeiro ministro na dita casa da democracia, no decorrer de uma sessão parlamentar? Ela se tomasse esta atitude no tempo da outra senhora, provavelmente a PIDE cria saber em que escola andou, ou quem foi os seus professores de religião e moral.

Se as pessoas não respeitam a si próprias, como vão poder respeitar o outro e ver nele motivo para ser respeitado? Esta é sem dúvida a sociedade que se foi desenvolvendo há uns anos a esta parte. Que respeito manifestam os jovens pelos mais velhos, pelos idosos, pelos pais, pelos seus avós?

Quem trata as pessoas com respeito dificilmente vai ser desrespeitado. Ainda assim, tenho sérias dúvidas. Respeitar alguém é se doar por conservar valores que começam dentro de casa e se espalham em atitudes para com todos os tipos de vida! Nessa base os meus filhos foram educados, que saibamos nunca deixaram os pais em apuros.

Sociedade. Que mundo estamos vivendo em que o amor ao dinheiro e ao poder é uma forma de respeito ao próprio ego? Será que um mendigo não tem tanto direito ao respeito como um outro vestido de fato e gravata?

Pelas ruas, avenidas e todos os lugares deste palco vida o desrespeito ao ser humano é uma peste a assolar a alma da existência. Eu que o diga.

Pode parecer um contra-senso o que segue: quando me senti invadido pelo profundo sentimento, de que estava a ser desrespeitado, usado e abusado pelo Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC), foi como me tivessem administrado uma injecção letal, o meu coração passou a comporta-se de forma estranha, transmitindo sinais preocupantes, muito estranhos mesmo, assim me conduziu a um enfarte cardíaco. Não à causas sem efeitos, bem me avisava o meu médico de família.

Amizade pelo respeito é um belo sentimento, que deve ser alimentado diariamente, com paz de espírito, vida mais tranquila, são convívio com os amigos, mesmo que estes sejam poucos.

Sabemos que não é fácil enfrentar a indiferença, insensibilidade e a desumanidade nos dias que correm. O que fazer afinal? Vamos ficar alheios ao que se passa à nossa volta? Cada um responda por si.


J. Carlos

Director


Nenhum comentário:

Postar um comentário