quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Castelo de Paiva | Objectivo é proteger habitações localizadas na encosta da serra

CÂMARA MUNICIPAL LANÇA EMPREITADA PARA A ESTABILIZAÇÃO DOS PENEDOS DE S. DOMINGOS
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva anunciou esta semana, a abertura de concurso público para a Empreitada de Estabilização dos Penedos do Monte de S. Domingos, uma intervenção de engenharia para travar ou impedir derrocadas ou deslocamentos dos enormes penedos localizados na encosta do Monte de São Domingos, na Raiva, uma obra reivindicada há imenso tempo, dada a natural preocupação sempre manifestada pela comunidade que habita naquela zona do concelho.

Recorde-se que, no períodos de 2000 a 2003, o Monte de São Domingos, localizado no território da União de Freguesia da Raiva, Pedorido e Paraíso, foi afectado por vários incêndios que destruíram a vegetação e alteraram de forma significativa a evolução dos blocos rochosos das suas encostas, o que conduziu à queda de blocos rochosos ao longo das vertentes até às proximidades das habitações que se encontram junto à Estrada Municipal 1123, constituindo um perigo para quem ali mora.

Por outro lado, foi em 2006, que o Governo, através do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, assumiu que o estudo de estabilidade dos Penedos de S. Domingos da Serra, seria financiado pelo PO Norte, a 75% e a autarquia paivense assumiria a componente nacional do investimento, no âmbito de uma candidatura à medida 3.16- ambiente do Programa ON – Operação Norte, mas apenas agora, foi possível lançar o concurso, tendo em conta o risco iminente, por força do grande incêndio de Outubro de 2017, que resultou que muitos mais afloramentos rochosos ficassem expostos e em risco de queda.

A obra, agora anunciada pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, está orçada em 480.915,00€ e será financiada em 75% pelos Fundos Comunitários (POSEUR) e 25% pelo Município Paivense.

Carlos Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário