sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Câmara de Águeda participa em evento nacional de partilha de boas práticas sobre políticas ambientais através da cultura

 O Município participa em Maratona de Transferências URBACT, onde vão ser partilhadas as experiências e resultados dos 19 parceiros nacionais da rede URBACT.

A Câmara Municipal de Águeda participa, na próxima quinta-feira, dia 4 de março, a partir das 9.30 horas, no evento online Maratona de Transferências, em que 19 parceiros nacionais da rede URBACT vão partilhar as suas experiências e resultados alcançados em atividades e ações de sensibilização ambiental através da cultura.

A Maratona das Transferências é um evento nacional de partilha (National Sharing Event) que marca uma etapa final para estas redes URBACT. Este evento é uma oportunidade para os parceiros partilharem, aos níveis regional e nacional, o que aprenderam com o trabalho em rede, e ainda para alargarem a transferência de boas práticas a mais cidades e promoverem o diálogo com partes interessadas. Será também um momento para refletirem em conjunto sobre os sucessos e dificuldades por que passaram, propondo soluções.

Os peritos URBACT Maria João Rauch e Miguel Sousa irão conduzir virtualmente, durante o dia 4 de março, uma viagem pelo país ao encontro dos parceiros que, através dos seus vídeos animados e da participação em quatro mesas redondas temáticas, serão os protagonistas desta maratona organizada em quatro sessões, abarcando os cinco tópicos URBACT no contexto do desenvolvimento urbano sustentável: Ambiente, Inclusão, Governança e Desenvolvimento Urbano Físico e Economia.

Neste âmbito e na temática do ambiente, o Município de Águeda vai partilhar com os restantes parceiros o trabalho realizado no âmbito do C-Change, um projeto desenvolvido em Águeda que procura mobilizar os setores da cultura para contribuir com ações locais que visam a redução das emissões de CO2 e a sensibilização da demais comunidade para as alterações climáticas.

Entre as ações realizadas em Águeda, enquadradas neste projeto, estão, entre outras, a criação de um grupo local de várias entidades ligadas à cultura e ambiente, bem como a recriação de um aquário numa pintura de arte urbana sensibilizando para a preservação do meio ambiente ou ainda o uso da arte do bodypainting para alertar para estas matérias. Reutilização e separação de resíduos, o concurso de ideias “Agentes de Mudança” (do qual resultou a ação de sensibilização para as alterações climáticas “O astronauta em Missão – Vamos curar a Terra”), ou as obras de arte urbana de Bordallo II são outros exemplos de ações culturais ao serviço da educação ambiental.

Podem participar neste evento todos os interessados em aprofundar ou conhecer o Método URBACT, incluindo profissionais da área do desenvolvimento urbano sustentável, políticos aos níveis regional e local e todos os cidadãos interessados nas temáticas urbanas. As inscrições estão disponíveis em www.forumdascidades.pt.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário