sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Leiria | Técnicos especializados adaptam a resposta educativa e apoiam crianças em risco em tempos de ensino à distância 

 

A equipa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Concelho de Leiria apresentou, esta quarta feira, o trabalho desenvolvido no ano letivo 2020-2021 em reunião convocada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Na reunião foram apresentados os resultados operacionais do 1º e 2º período letivo e lançadas propostas diferenciadoras para a intervenção no 3º período letivo.

A equipa PIICIE do concelho de Leiria é constituída por 14 técnicos da área da Psicologia (5) Terapia da Fala (6), Mediação (2) e Nutrição (1). No seu conjunto, a equipa acompanha 180 crianças e do 1º ao 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Leiria e suas famílias. A intervenção é realizada nas escolas de pertença dos alunos e desenvolve-se no formato de sessões de acompanhamento individualizado e atividades coletivas de promoção do sucesso escolar realizadas em turma.

Desde o início do ano letivo, a equipa do PIICIE realizou 1014 sessões semanais de intervenção direta com a criança e 607 sessões de intervenção indireta com a família e com o professor titular de turma, que incluem 53 visitas diárias a escolas do concelho pela nutricionista do PIICIE. Para além dos 180 alunos acompanhados, 970 alunos beneficiaram de atividades pedagógicas em turma na área da nutrição.

No 1º período letivo realizou-se o primeiro rastreio de competências pré-leitoras em 603 crianças do primeiro ano do 1º CEB do concelho de Leiria, em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Os resultados foram devolvidos, por parte da equipa técnica e do professor titular de turma, sob a forma de relatório personalizado à família, e sob a forma de sessão à distância, junto das famílias cujos educandos foram sinalizados com risco. Foram ainda realizadas 21 consultas de avaliação/acompanhamento nutricional a crianças com percentil de excesso de peso ou obesidade e 4 Sessões individuais de aconselhamento Alimentar/Nutricional junto dos seus encarregados de educação.

No 2º período letivo foi reativado o plano de intervenção à distância e-PIICIE. À semelhança do ano anterior, a equipa PIICIE realizou 1498 sessões de acompanhamentos de proximidade à criança e à família, 745 das quais de intervenção direta individualizada. Para concretizar esta missão, os técnicos da equipa PIICIE contactaram todas as famílias e distribuiu 23 computadores e routers de acesso à internet cedidos pelo Município de leiria a título de empréstimo. Foram ainda constituídos 2 grupos de pais, no âmbito da atividade “Famílias, Limites e Outros Palpites”, onde são partilhadas as dificuldades dos seus filhos em casa e na escola, em temas relacionados com a aprendizagem (rotinas de apoio ao estudo) comportamento (regras e os limites) e saúde psicológica positiva, com a ênfase colocada nos sintomas de ansiedade e nos conflitos que nascem da atual situação de isolamento social.

No 3º período pretendemos dar continuidade à intervenção terapêutica, já no formato presencial, com três atividades originais. Pretendemos implementar o programa de promoção coletiva de competências de leitura em sala de aula, realizar webinars em temas relevantes para o desenvolvimento e recuperação e consolidação das aprendizagens, e implementar a atividade “Sustentabiliza-te! em sala de aula, dedicada à alimentação sustentável.

A equipa do PIICIE continua a contribuir para construção de uma escola inclusiva, com mais e melhor sucesso escolar para as crianças do concelho de Leiria. Como especialistas de várias valências, adaptaram a sua resposta ao contexto de ensino à distância e dão resposta às verdadeiras necessidades das crianças, famílias e escolas, num trabalho em rede consistente e sustentado cientificamente”, sublinha Anabela Graça, vereadora da Educação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário