sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Covilhã | MUNICÍPIO PROMOVE ACESSIBILIDADE INCLUSIVA NO CENTRO DA COVILHÃ


A Câmara Municipal está a executar um ambicioso projeto de intervenção no centro cívico e histórico da Covilhã, com o objetivo de promover e melhorar consideravelmente a acessibilidade inclusiva no “coração” da cidade.

Com um valor de 132.224,00 € + IVA, a empreitada a realizar nos próximos meses designa-se "+ Acesso - Promoção de acessibilidade inclusiva - Praça do Município e Zona envolvente da Covilhã". O vasto conjunto de intervenções destinam-se a adaptar os acessos dos espaços envolventes e dos edifícios públicos municipais a cidadãos de mobilidade reduzida, dando cumprimento às medidas previstas no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) das Beiras e Serra da Estrela.

Os edifícios a intervencionar serão: os Paços do Concelho; Balcão Único e Espaço do Cidadão; Teatro Municipal; Centro de Incubação de Indústrias Criativas; serviços municipais de Urbanismo e Fiscalização de Obras Particulares. Além destes, destaca-se ainda a existência de diversos outros serviços públicos e de interesse público, todos eles concentrados e com acesso pela Praça do Município, tais como instituições bancárias, serviços dos correios, escritórios, razão pela qual é sempre grande a afluência de pessoas ao centro da cidade.

A intervenção pretende requalificar a rede pedonal da área, implementar meios adequados também à circulação segura de pessoas invisuais, e apostar em meios tecnológicos da nova geração de sinalética e iluminação vertical, com vista a garantir a existência de percursos acessíveis, inclusivos e seguros no centro urbano e nas ligações aos principais serviços e/ou equipamentos públicos.

O percurso/corredor onde os trabalhos irão decorrer comporta cerca de 500 metros lineares, com uma área de intervenção de 8.500 m2.

Todas as medidas propostas no projeto têm em consideração o facto de a Praça do Município ser uma zona de proteção do património edificado, acautelando a melhor integração das soluções e materiais no ambiente visual do espaço a intervir.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, “estas importantes intervenções vão melhorar significativamente a acessibilidade inclusiva no centro da cidade. A empreitada terá impacto municipal face à natureza dos serviços e à sua localização na Praça do Município da Covilhã, onde existe uma concentração de edifícios e serviços públicos de maior procura, cujos acessos serão agora adaptados a cidadãos de mobilidade reduzida de todo o Concelho”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário