segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Livros | Uma viagem por Portugal e pela nossa história através dos azulejos


Reveste estações de caminhos-de-ferro, igrejas e antigos conventos, palácios, fachadas de edifícios, muros e bancos de jardim. O azulejo é um caso único de decoração arquitectural, e Portugal é o país que melhor o soube integrar no seu património. Agora a evolução histórico-artística do azulejo é analisada por Victor Sousa Lopes no livro Azulejos – O Grande Painel da História, que reúne quatro décadas de investigação do autor sobre esta nobre arte que conta, em cada painel, um pouco da História de Portugal. A obra, editada pela Guerra e Paz com o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 28 de Setembro.
«O lugar mais agradável para brincar, na casa onde nasci, era um pequeno quarto, recoberto de azulejos. Ali brincava eu com frequência, imaginando interessantes histórias, ligadas às belas figuras pintadas nos ladrilhos.» Victor Sousa Lopes deixou-se fascinar, desde cedo, pela azulejaria, uma das produções mais ricas e originais da cultura portuguesa.

Uma paixão que o fez dedicar-se, paralelamente ao seu exercício profissional, ao estudo e à divulgação do azulejo e da sua história desde a década de 1980. Seguiram-se publicações regulares em revistas e jornais sobre a matéria e, vinte anos depois, um primeiro livro: Testemunho nas Paredes – Ensaios de Azulejaria.

Agora o autor publica Azulejos – O Grande Painel da História, a mais completa das suas obras, que reúne quatro décadas de trabalho. Ao narrar a evolução do azulejo ao longo dos séculos, esta obra apresenta uma temática multifacetada, mas que, segundo o autor, «não se trata de uma compilação exaustiva, mas antes genérica, de todos os aspectos de uma das mais ilustres artes decorativas portuguesas».

Victor Sousa Lopes dá-nos também a conhecer os processos de fabricação das peças e os centros de produção, passando pelas diferentes tipologias e técnicas, sem esquecer a referência a várias gerações de artistas, pintores-azulejadores. O autor convida-nos ainda a visitar 52 monumentos e edifícios azulejados portugueses, num capítulo em que é feita uma análise pormenorizada, com recurso a fotografias a cores, de mostruários, universidades, palácios, casas senhoriais e solares, conventos, mosteiros, catedrais, igrejas, capelas e ermidas, em diversos pontos do território português.

Este é um documento acessível a todos aqueles que queiram conhecer a produção azulejar de todos os tempos, uma das peças icónicas da cultura portuguesa. Inclui um glossário com os termos mais correntes no universo azulejista. Uma edição Guerra e Paz, apoiada pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, Azulejos – O Grande Painel da História chega à rede livreira nacional no próximo dia 28 de Setembro e poderá ainda ser encomendada através do site oficial da Guerra e Paz. Este é o segundo livro de Victor Sousa Lopes publicado pela Guerra e Paz. Sucede a Conversas no Café Gelo, obra editada em 2016.

Azulejos – O Grande Painel da História
Victor Sousa Lopes
Não-Ficção / História
272 páginas · 15x23 · 15 €
Nas livrarias a 28 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário