segunda-feira, 21 de junho de 2021

Coimbra | ESAC integra projeto selecionado pela UNESCO para ser apresentado nas celebrações do 10º Aniversário da Recomendação sobre a Paisagem Urbana Histórica


O Projeto “Lettered: Literature, Territory, Tourism and Education – University of Coimbra, Alta and Sofia, Portugal”, que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) integra, foi selecionado pela UNESCO para ser apresentado no arranque das celebrações do 10º Aniversário da Recomendação sobre a Paisagem Urbana Histórica | Recommendation on the Historic Urban Landscape (HUL). O projeto foi apresentado como caso de estudo, na sessão técnica 6, que teve lugar hoje, dia 21 de junho, das 14h30 às 16h00, via plataforma Zoom, pela docente da ESAC, Vivina Carreira, em representação da equipa e dos vários parceiros.
Além de Vivina Carreira, o projeto foi iniciado por Sílvia Quinteiro e Alexandra Rodrigues, investigadoras da Universidade do Algarve e tem como parceiros, atualmente, a Universidade do Algarve, o Politécnico de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação RUAS.
Este projeto consiste na recolha de dados sobre os autores e textos portugueses (do Séc. XV a meados do Séc. XX) associados a Coimbra, que permitirá gerar um mapa literário digital, identificando os locais literários da cidade.

Motivado precisamente pela falta de uma base de dados organizada sobre os locais literários de Coimbra, o projeto visa: demonstrar o potencial de desenvolvimento sustentável do turismo cultural de base literária; aumentar a qualidade e diversificar a oferta no âmbito do turismo cultural literário; promover o turismo literário nas várias zonas da cidade, aliviando a pressão na zona classificada pela UNESCO; contribuir para a resiliência, meios de subsistência e coesão social por meio da valorização dos recursos culturais locais, da promoção da educação ao longo da vida; da melhoria da distribuição dos fluxos turísticos no território, do fortalecimento das identidades locais e do fomento da economia / turismo de base comunitária.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário