segunda-feira, 21 de junho de 2021

Município de Silves aposta na disponibilização de sistema de coletores inteligentes para deposição de óleo alimentar usado

 Numa iniciativa integrada na campanha Lixo Zéro, Ambiente 100, o Município de Silves promoveu recentemente a instalação de três dezenas de oleões para recolha de óleo alimentar usado (OAU) em todas as freguesias do concelho. Os oleões estão equipados com o Sistema de Sensorização Simples Smart (S+), ligada em rede móvel, que permite a monitorização em tempo real do seu estado de enchimento e a contabilização do número de deposições inseridas, facilitando, desta forma, a gestão de rotas e a recolha deste tipo de resíduos. 

O Sistema Simples Smart (S+) apresenta-se, por outro lado, com um sistema de última geração bastante versátil que permite, também, a interação com os utilizadores/munícipes através do recurso à aplicação móvel RENO app (acessível através do QR code existente no oleão ou em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.reno.twa). Com a utilização desta aplicação móvel os munícipes, para além de terem acesso à partilha de informação da quantidade de OAU corretamente encaminhada pelo utilizador, poderão, ainda, consultar a localização dos oleões mais próximos, aceder a campanhas de incentivo às boas práticas de reciclagem, entre outras funcionalidades. 

Para utilização destes oleões e correta reciclagem deste resíduo, deverão ser garantidos alguns procedimentos, nomeadamente: deixar arrefecer o azeite ou óleo alimentar doméstico e vertê-lo para dentro de uma garrafa de plástico limpa. Quando cheia, a garrafa deverá ser devidamente fechada (por forma a não verter) e depositada no oleão. O cumprimento deste procedimento é bastante importante atendendo a que não deverão ser vertidos residuos diretamente para o coletor, nem depositados quaisquer outros tipos de residuos como margarida, manteiga, óleo de motor e óleo lubrificante. 

Após recolha do óleo doméstico usado depositado nos oleões, o mesmo será transformado em biodiesel, sabão e outros produtos. Todo este processo permite contribuir para a promoção da separação de residuos domésticos e, consequente, recolha seletiva, assim como para a redução de CO2 e melhoria da sustentabilidade ambiental. 

“Trata-se de mais uma aposta do Município de Silves, integrada na campanha Lixo Zéro Ambiente 100, desta feita com recurso a tecnologia de última geração, em que a interação do cidadão contribui para a evolução do conceito Smart Cities ou cidades inteligentes, e que permitirá a monitorização e a recolha em tempo real deste tipo de resíduos. Esta ação vem juntar-se a muitas outras medidas levadas a efeito pela autarquia – como a implementação de soluções com vista à redução de consumos de água e melhoria da eficiência energética; campanhas de sensibilização ambiental, consumo sustentável, separação de resíduos, reutilização de produtos e compostagem doméstica e comunitária, entre outras”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, acrescentando que “estas medidas pretendem ser um forte contributo para o cumprimento das metas traçadas internacionalmente ao nível de aplicação de políticas ativas no que toca à defesa dos valores ambientais; promoção da sustentabilidade e redução da pegada ecológica e que permitirão colocar o concelho de Silves no pelotão da frente das boas práticas“.

LOCALIZAÇÃO

 » SB MESSINES

Rua António Aleixo (junto ao terminal rodoviário)

Rua Tenente Coronel Jorge Vargas Mogo

Largo António Vaz Mascarenhas

Rua do Furadouro (junto ao Intermarché)

Rua Dr. Maurício Monteiro

Rua Maria Eugénia Mascarenhas Newtel Dias (junto à EB1)

» S. MARCOS DA SERRA

Rua do Comércio

ER267 (Cruzamento para S. Marcos)

» SILVES

Rua Dr. José Martins (Enxerim)

Rua do Castelo (junto ao Minipreço)

Rua Cruz de Portugal

Rua Cruz da Palmeira

Rua Moinho da Porta

Rua da Pedra (estação de Silves)

» ARMAÇÃO DE PÊRA

Praceta D. Elisa Dos Santos Gomes

Rua Álvaro Gomes

Rua D. João II

Rua Dr. Manuel de Arriaga

Avenida Dorsal

Rua Eurico dos Santos Patrício

» UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA

Rua das Amendoeiras - Alcantarilha

Rua 25 de Abril- Alcantarilha

Rua Nossa Senhora do Carmo- Alcantarilha

Rua João de Deus - Pêra

Rua das Acácias- Pêra

 Rua do Levante- Pêra

» UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES

Rua 25 de Abril - Tunes

Rua 1º de Maio- Tunes

Largo Dr. Casimiro Neto - Algoz

Rua do Palmeiral- Algoz

Rua do Alto do Palmeiral- Algoz

Rua Teófilo Carvalho dos Santos - Tunes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário